Petter Garrido - Dicas de moda

Petter Garrido - Dicas de moda

Atualizado: Terça-feira, 22 Julho de 2008 as 12

Para quem faz a moda, escreve, acompanha ou mesmo reporta através da mídia, é um grande sonho ou mesmo objetivo visitar Milão. A capital mundial da moda, através do pul de estilistas que se reúnem anualmente,  define o que será tendência nas próximas estações. Em Milão, a elegância está nas ruas! No vai e vem das pessoas e até mesmo no homem que passa de moto, onde a gravata voa e expõe as nuances das cores com sobriedade; isso mostra com classe porque a Itália brilha mais em Milão.

Andando pela famosa Galeria Vittorio Emanuelle conhecida como Salotto di Milano, ponto de encontro dos italianos, pude constatar que o bom gosto está no ar. Na galeria vista do alto do Duomo, mulheres andam elegantemente no salto, com uma leveza que parecem estar voando. Os vestidos deixam à mostra os joelhos, em tons claros ou escuro, o que importa não são os decotes exagerados. Elas investem nos cabelos e na pele, que tem aparência de bem cuidados. A maquiagem é simples e também muito leve. Há uma coisa que elas não pecam e não importa a idade: jamais misturam estampas! Se a calça é lisa, a blusa é levemente estampada. Os terninhos femininos e taiers no dia-a-dia compõem um verdadeiro desfile pelas ruas, praças e estações do metrô.

Os homens não perdem em nada para o sexo oposto! Os ternos são impecáveis em variadas cores, sempre lisas. As gravatas italianas fazem o show pelas ruas, quando estampadas sobrepõem às camisas sempre "lisas", algo que sempre enfatizei em minhas matérias de moda. Vi homens de ternos lisos nas cores azul marinho, preto, bege e marrom, em combinação toda lisa, sendo gravatas e as camisas na maioria brancas ou tons claros. Os sapatos são pretos ou marrons, tão bem cuidados que pareciam ter acabado de sair da loja. Como já dizia uma renomada editora de moda: "na dúvida, compre o branco, preto ou liso".

No dia que resolvi ir a Galeria Vittorio Emanuelle, para gravar matérias para o programa de TV, fui premiado, pois estava acontecendo um concerto do renomado pianista Alexandro Rosso. Havia muita animação.

Olhando para os lados é fácil reparar o sonho de consumo de homens e mulheres de várias partes do planeta. Prada e Louis Vuitton são algumas das grifes famosas e desejadas que compõem o cenário. Acredito que viver a experiência de estar na Itália, observando e documentando o comportamento naturalmente fashion dos milaneses, foi fascinante!

Estar sempre antenado na moda, procurando comprar peças adequadas à sua idade e perfil, mostram que o bom senso tem a ver com elegância. Os jovens têm uma postura diferente, mesmo carregando mochilas nas costas. O jeans, os tênis, as camisas e camisetas de malha fazem uma combinação perfeita. Garotas e garotos aprendem a se cuidar dos cabelos aos pés ainda cedo, isso fica nítido. A moda esbanja charme na capital mundial! Afinal isso é Milão.

Depois de todo esse maravilhoso passeio, deixo minha dica de moda para esta edição: para os homens, procure usar ternos lisos com camisa lisa e gravata listrada ou com leves estampas. Já para ternos trabalhados ou listrados, a gravata e a camisa têm que ser lisas. Não peque nos sapatos, que devem sempre estar limpos e bem engraxados, pois são o acabamento final da sua produção. Mulheres, atenção para os decotes! Quando muito exagerados, vulgarizam o seu look. Atente também para a maquiagem, ela deve refletir leveza e naturalidade. Saltos são sempre elegantes, mas é essencial saber andar com elegância e estilo.

Petter Garrido é jornalista, publicitário, ator, produtor, roteirista, diretor de vídeo e cinema. Secretario de comunicação da Igreja Quadrangular em Minas Gerais, faz assessoria de comunicação para a presidência nacional e estadual da Igreja. Dirige e apresenta o programa "Quadrangular uma Igreja em Ação", que vai ao ar na Band, aos sábados 8h40 (manhã). É produtor e apresentador do programa Interview Gospel, há nove anos no ar na 107 FM, ocupando o primeiro lugar no seguimento e terceiro no ranking geral. E já atuou como ator também.  

veja também