Pilates Bucal: Receita para ficar mais jovem

Pilates Bucal: Receita para ficar mais jovem

Atualizado: Quinta-feira, 19 Junho de 2008 as 12

Além de tratar dores nas articulações dos maxilares, na cabeça, no pescoço e melhorar a mastigação, o tratamento ortopédico funcional rejuvenesce

Bionator é o nome dele. E está sendo usado como alternativa para repaginar o visual do rosto, principalmente, se for flagrante o encurtamento da distância entre nariz, lábios e queixo. Segundo a dra. Nádia Teodoro de Souza, da Clínica Lucarelli, a altura facial inferior encolhe na proporção em que a idade avança, devido aos desgastes dentais, perda de dentes na região posterior entre outros. Tanto que um dos referenciais clássicos de envelhecimento é a imagem -exagerada - da bruxa da Branca de Neve: nariz que aumenta, boca retraída e queixo proeminente.

Tremeu? Nem tudo está perdido. Existe um aparelho de origem alemã, o Bionator, que chegou ao Brasil com a responsabilidade de atuar como um pilates bucal. E de deixar o medo de ter cara de velhinha só nas histórinhas de assustar. "Ele foi desenvolvido pelo médico Wilheim Balters para casos em que a estratégia de tratamento alie problemas de articulação mandibular, desgaste dentário, bruxismo e mordida irregular. De quebra, graças ao exercício da musculatura da boca, a paciente ganha definição, tônus na região, e uma aparência mais jovem", explica Nádia.

A técnica, chamada Bionatorterapia, deve ficar famosa por aqui. Apesar do nome complicado, nada mais é do que a colocação adequada de um dispositivo de resina e metal. "É como um pilates oral, pois proporciona, inconscientemente, o trabalho correto de músculos em funções básicas como respiração, deglutição e mastigação. Ritmo e equilíbrio são alcançados com o tratamento com Bionator, e a correção, com o uso diário, vem como resposta do corpo", diz a dentista.

Há necessidade de uma completa documentação da boca, com moldes e fotos, para um diagnóstico preciso e efeitos comparativos. A especialista sugere que uma consulta a odondólogos com expertise em ortopedia seja feita antes da recomendação médica de uma cirurgia plástica rejuvenescedora. "Algumas mulheres acham que a plástica fará milagres, esticando pele e preenchendo sulcos. Nem sempre a intervenção, isolada, significa parar ou atrasar o relógio do tempo. Músculos faciais e tecidos moles da boca também podem ser trabalhados mecanicamente. O Bionator alonga feixes específicos e os deixa firmes, contribuindo para a estética do rosto", afirma.

De acordo com a dra. Nádia, médicos e fisioterapeutas já associam zumbido, dores de ouvido, na coluna cervical, cabeça e pescoço, entre outros, à necessidade de tratamento ortodôntico. O prognóstico, de certa forma, tem aumentado a busca por soluções no consultório. Na maioria das vezes, as causas para essa indicação são multifatoriais, originadas por estresse, traumas e outros problemas de saúde. Além da técnica do Bionator aliviar ou combater a dor e a tensão das articulações, também age como coadjuvante no tratamento do ronco e apnéia (leve ou moderada).  

veja também