Planejamento diário pode evitar desperdício de tempo

Planejamento diário pode evitar desperdício de tempo

Atualizado: Quarta-feira, 16 Julho de 2008 as 12

Trabalhar, cuidar dos filhos e do marido, ir ao supermercado, malhar... Algumas mulheres precisariam de um dia com 48 horas para cumprir essas tarefas. Mas, para outras, é possível sim realizar seus afazeres e ainda sobrar tempo para o lazer. Para isso, organização é a palavra-chave.

Muitas pessoas passam o dia prometendo a si mesmas que vão executar uma tarefa, mas a noite chega e nada é feito. "Ao iniciar a semana, deve-se escrever tudo o que se pretende fazer no decorrer dos dias. Não planejar nada que seja absurdo, pois a tendência é não cumprir o que projetou e embolar o meio de campo", explica a psicóloga Sônia Delloco.

Para ela, a falta de organização vem da educação. "A pessoa quando é educada para cumprir horários e é organizada, ela leva isso para vida toda. Lógico que é possível mudar e tornar-se disciplinada com os horários, porém, é preciso saber quais os benefícios que a organização pode oferecer. Assim, tudo vai se desenvolvendo de forma mais inteligente", destaca.

Uma agenda é imprescindível para manter a ordem no dia-a-dia. De acordo com a psicóloga, uma produção pautada em agenda tende a render muito mais, já que são estipulados prazos para o cumprimento das tarefas.

"Uma pessoa que não se organiza tende também a não cumprir horários. Isso pode prejudicar tanto a vida pessoal quanto a profissional. É importante para a pessoa desorganizada conscientizar-se de que precisa respeitar os horários, caso contrário ela criará metas e não cumprirá nenhuma delas."

A organização é importante em todas as fases da vida. A pessoa responsável tende a cumprir as tarefas com mais êxito do que as indisciplinadas. Por isso, seja em casa, no trabalho e até nas horas de lazer, o planejamento sempre vale a pena.

veja também