Planejar o casamento demanda mais organização e parcerias do que se pode imaginar... por onde começar?

Planejar o casamento demanda mais organização e parcerias do que se pode imaginar... por onde começar?

Atualizado: Segunda-feira, 29 Junho de 2009 as 12

Sonhar só não adianta! Vamos começar de fato a organizar um casamento. Lembre-se: sempre converse com suas amigas recém-casadas; elas têm informações e dicas exclusivas, baseando nas suas próprias experiências e da procura de melhores decoradores, igreja, músicos...

Muitas noivas escolhem o mês de maio, o mês das noivas! Mas alguém consegue explicar como surgiu isso?  Existem algumas versões para explicar, então escolhi uma para dividir com vocês... Muitos dizem que este é o mês da flor e um dos períodos mais belos do ano, visto que são maiores as opções de gêneros florais que se adaptam ao clima da estação, representando um belo período para quem quer oficializar o amor. Confesso que já comecei a pesquisa a respeito das flores, porque são elas as responsáveis pela beleza natural do seu grande sonho, sem esquecer do belíssimo bouquet! Existe uma diversidade de espécies e cores, sem falar do perfume delicioso! Podemos tomar por exemplo, que cada flor também atribui um significado... superstições à parte, os belos Lírios, uma das minhas preferidas, significa casamento, pureza e nobreza, assim como as rosas significam amor e assim por diante. Entretanto, a escolha das flores a serem usadas é um assunto que abordaremos mais para frente, já que existem outros ítens que precisam ser resolvidos com mais urgência. Falando em tarefas a serem cumpridas com mais antecedência, está a escolha do cerimonial. Quem nunca casou às vezes tem a ilusão de que organizar um casamento é tarefa simples, mas se engana muito. Algumas noivas preferem fazer tudo sem consultoria, mas quase todas acabam se arrependendo, afirmam que teria sido menos trabalhoso ter uma equipe acompanhando e sugerindo os melhores fornecedores.

Prometi a vocês que irei dividir os meus "achados" para a preparação do casório. Afinal, que noiva dispensaria boas dicas de profissionais da área para evitar transtornos e decepções num dia que deve ser mágico e perfeito? A internet é uma ferramenta que muito facilita a nossa procura. Neste primeiro momento não precisamos conhecer tudo pessoalmente, com apenas alguns cliques você faz um tour nos sites e já faz uma seleção do que agrada. E como isso poupa o nosso tão valioso tempo viu?! Além da possibilidade de conhecer novos produtos, ver fotos de festas montadas nos mais variados espaços, o que já dá a idéia de como o lugar fica quando está preparado para a festa e cerimônia, pela web também é possível fazer orçamentos sem sair de casa.

Dica nº 1: navegue na internet sempre que puder. Comunidades no Orkut também podem ser de muita utilidade.

Nas minhas andanças em uma Feira de Noivas (que é uma ótima oportunidade de conhecer as novidades e fechar bons negócios), conheci a Inovar Eventos através de uma das proprietárias, Michele Santos. O cerimonial dá todo apoio desde organizar os anseios da noiva (e afirmo que são muitos) até casos práticos de última hora como noiva que rasga o véu ou maquiador que se atrasa. Mas é preciso pesquisar muito, pois neste mercado há todo tipo de profissional. A jovem empresária confidenciou-me que simples gentilezas são fundamentais, como distribuir lenços de papel às madrinhas e/ou familiares que não seguram as lágrimas. Fiquei surpresa ao ver o portfólio da empresa, que já possui seis anos de mercado realizando grandes festas. Algo que me chamou bastante atenção foram as fotos da Michele com as noivas, o carinho e cuidado em cada detalhe, a alegria no olhar das clientes é indescritível sem falar dos depoimentos! Eu decidi na hora que queria ter essa tranquilidade!  Só de saber que as meninas da Inovar estarão de prontidão para sanar qualquer dúvida ou para tranquilizar qualquer situação já é um alívio!

Dica nº 2: A sinceridade dos profissionais que você escolher é fundamental. Para tanto, procure empresas das quais você tenha referência. Confiar nas empresas contratadas é indispensável.

Em reunião com a Michele estabelecemos uma agenda e coisas que precisam ser definidas. Muitas delas nem eu havia pensado, detalhes que fazem toda a diferença. Como por exemplo, o local a ser realizada a cerimônia é o mais importante sendo a primeira coisa a ser fechada. Lugares bons tem agenda concorrida! Eu por exemplo, tive que mudar a data que tinha em mente porque o local não possui mais disponibilidade na agenda! Não me importei, mas isso pode ser um grande transtorno dependendo do caso! Tome cuidado e procure antecipar pelo menos 1 ano no mínimo a organização. Pense em como o ano passado "voou"! Você acha que no ano do seu casamento vai ser diferente? Tudo passa muito rápido e certas coisas, como o vestido, demandam tempo para serem confeccionados!

A Inovar será uma grande colaboradora nas matérias, sempre esclarecendo dúvidas que vocês podem mandar por email ([email protected]) e abordando temas ao longo do ano para preparar tudo. Quer coisa melhor? Assim você evitará imprevistos! Ficando livre da "Lei de Murf" Este vai ser um "Casamento de idéias" com sucesso garantido! Selecionamos 5 questões recorrentes no início da organização do em que a Inovar responde cada uma. Tenho certeza que será útil para você!     

1- A MAIOR DE TODAS - Estou montando minha lista de convidados e não consigo fechar. Preciso convidar todos do meu trabalho, ou aqueles parentes distantes?

INOVAR By Michelle Santos: Hoje em dia o comum e bem aceitável é convidar as pessoas mais próximas do casal, amigos mesmo, parentes que fazem parte do convívio cotidiano do casal. Fora é claro, os amigos mais próximos dos pais dos noivos.  

2- Devo enviar os convites individuais para a festa junto com o convite grande ou entregar na igreja?   

Enviar antes é a melhor opção. Você controla os convites enviados e pode até escrever o nome  do convidado no convite, assim evita de um convidado passar para outra pessoa. Não é preciso enviar convite para todas as pessoas da casa e sim só para os de sua relação.

3- Como escolher o salão de festa?  

Procure um lugar de fácil acesso para todos os convidados, principalmente se tiver alguns de fora da cidade.     Que seja arejado ou que tenha ar condicionado, e dê possibilidades de mais de um banheiro, estacionamento, todo coberto ou que possa colocar uma boa tenda, que tenha um coordenador que fique durante a festa para dar suporte caso aconteça de cair a luz, etc.  

4- Qual serviço contratar primeiro? 

Cerimonial e consultoria, pois é quem vai poder orientar em todas as contratações e dar dicas especiais e inovadoras além de ser experiente no mercado e saber minúcias e detalhes de cada serviço e fornecedores.  

5- Devo ou não providenciar assento para todos os convidados?   

Depende do seu estilo e do objetivo. Se for uma festa mais dançante o ideal é sentar 70% dos convidados, podendo ser tanto em mesas tradicionais como lounges (sofás, puffes). Nesse caso não é necessário jantar, mas servir um coquetel de salgados e pratos quentes (substitui o jantar), todos não precisam se sentar ao mesmo tempo para se servir. No caso de jantar, o ideal é praticamente obrigatório é sentar todas as pessoas em mesas com no máximo oito cadeiras.

Dica nº 3: Não perca a nossa próxima edição! Sempre trazendo informações valiosas e curiosidades desse momento regado de sonhos e tradições.

veja também