Por que algumas pessoas se fecham após o fim de um relacionamento?

Por que algumas pessoas se fecham após o fim de um relacionamento?

Atualizado: Segunda-feira, 23 Março de 2009 as 12

O fim de um relacionamento é sempre um período muito difícil, que exige determinação e força de vontade para ser superado. Após o trauma, muitas pessoas se fecham para a felicidade amorosa, com medo de passar novamente por todo esse sofrimento. A psicóloga Eliana Maldonado explica que, geralmente, essas pessoas, que ao término de uma relação passam a evitar um novo envolvimento, o fazem pelo medo do abandono.

"São pessoas que possuem uma baixa auto-estima, precisam do outro para se sentirem reconhecidas e amadas, já que elas mesmas não se amam. Quando o relacionamento termina, vem a sensação de não ter sabido se fazer amar, de não ter sido boa, de ser incapaz. A culpa surge como mecanismo para não se sentir rejeitada. Não sabem lidar com frustrações, com perdas, e isso as faz se fechar por medo de novas decepções", observa.

Cada pessoa reage de uma forma diferente ao fim de um relacionamento, mas a sensação de abandono e fracasso é comum e proporcional à intensidade com que se idealiza a relação. Realmente, é muito difícil erguer a cabeça novamente e dar a volta por cima, mas a mágoa e a tristeza devem ceder lugar às novas perspectivas de vida.

Traição, mentira, hipocrisia, cinismo, qualquer que tenha sido o golpe sofrido, é preciso um tempo para que o indivíduo possa se reerguer. Mas lembre-se: o fim de uma relação pode abrir espaço para algo muito melhor. Eliana orienta que para frear a desconfiança e tentar novamente, é preciso buscar o autoconhecimento, questionar-se, para curar a si mesmo.

"Aprenda com o rompimento, vendo-o como uma experiência valiosa para novos relacionamentos e não como prova de incapacidade; aprenda a se valorizar, experimente novas atividades, mude o que for possível e aceite o que não for. Se necessário, procure ajuda profissional."

veja também