Por que crianças adoram apertar os botões?

Por que crianças adoram apertar os botões?

Atualizado: Quinta-feira, 18 Março de 2010 as 12

Porque os botões são fascinantes! Crianças pequenas trabalham e curtem a dinâmica da ação e reação. É a sensação do fazer e acontecer. Apesar de não saber exatamente do que se trata, entende que toda vez que aperta um botão algo inusitado acontece: a música surge, o volume aumenta, o boneco começa a cantar ou a dançar. "É um exercício importante porque estimula o desenvolvimento cognitivo e ajuda a criança a perceber o mundo externo", diz Cláudia Tricate, psicóloga, pedagoga e diretora do colégio Mágico de Oz.

É como brincar de "cadê-achou": não é o fato de rever a pessoa que estimula a criança, mas a reação e a surpresa que a brincadeira causa. Isso não quer dizer que seu filho deva sair apertando os botões que vê pela frente. Ele precisa saber o que é permitido ou não. "O teclado do computador, por exemplo, pode ser usado somente quando for hora de brincar com os pais. O limite, nesse caso, não difere e funciona como em qualquer outra atividade."

A intenção de apertar os botões varia de acordo com a idade. Enquanto os bebês descobrem um mundo novo, o antes e o depois, as crianças de 6,7 anos, na maioria das vezes, já sabem o que esperar.

veja também