Por que sentimos tanta peguiça no frio?

Por que sentimos tanta peguiça no frio?

Atualizado: Terça-feira, 24 Junho de 2008 as 12

Basta chegar o mês de junho que acordar no horário habitual torna-se mais difícil para muitas pessoas. "Clima frio, seja seco ou úmido, tem total relação com a falta de disposição. O inverno altera nosso termostato, isto é, a temperatura individual na qual o organismo funciona", explica Dr. Fabrício Monteiro, médico imunologista.

Na prática, precisamos de mais energia para realizar as atividades rotineiras, porque a manutenção da temperatura ideal consome parte da reserva energética e, de quebra, desacelera o metabolismo. "Praticar atividade física pela manhã é uma forma de ativar o cérebro e o corpo para que comecem a trabalhar com mais disposição. Quem o faz tem como resultado adicional à redução da preguiça durante o dia", descreve o médico.

Quem não quer ganhar peso deve redobrar a atenção, pois, para equilibrar a temperatura corporal pode-se cair na tentação de incrementar a dieta com alimentos hiper-calóricos. "O risco é chegar à primavera acima do peso e com dificuldades para vencer o sedentarismo", destaca Dr. Fabrício. “O inverno tem seu charme e elegância e pode ser desfrutado de maneira saudável. Mexa-se, alimente-se de maneira equilibrada e durma boas noites de sono”, sintetiza o imunologista.

veja também