É possível escolher o sexo do Bebê pelo controle de ovulação?

É possível escolher o sexo do Bebê pelo controle de ovulação?

Atualizado: Terça-feira, 11 Março de 2008 as 12

Muitos casais optam por não saber o sexo do bebê antes do nascimento, pois preferem que a surpresa seja completa. No entanto, existem estudos que superam as expectativas dos casais e vão mais além: possibilitam a escolha do sexo do bebê pelo controle de ovulação.

Segundo o obstetra Hilton Pina, presidente da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia da Bahia, os estudos – alguns até mesmo controversos - afirmam ser possível escolher o sexo do bebê de acordo com o dia do ciclo menstrual. Esses estudos, segundo o dr. Pina, baseiam-se no seguinte princípio: o espermatozóide portador do cromossomo sexual Y é mais rápido que o portador do cromossomo X, contudo, tem uma sobrevivência menor no organismo feminino. "Portanto, se a relação sexual ocorrer de um a três dias antes da data estimada para a ovulação, a probabilidade maior é de se gerar um feto do sexo feminino, resultado da união do espermatozóide portador do cromossomo X com óvulo (sempre portador do cromossomo X) o que é igual a XX", detalha o médico.

Por outro lado, se a relação sexual ocorrer próxima à ovulação, o espermatozóide portador do cromossomo Y - por ser mais rápido -, tem maior chance de penetrar o óvulo, originando, portanto, um feto do sexo masculino Y + X = XY.

veja também