É possível ser feliz sozinho?

É possível ser feliz sozinho?

Atualizado: Quarta-feira, 30 Abril de 2008 as 12

É possível ser feliz sozinho?

A felicidade normalmente é associada ao relacionamento amoroso. Segundo Thiago de Almeida , psicólogo e psicoterapeuta de casais, uma indevida ligação do conceito destes termos tem sido um dos principais responsáveis pela angústia coletiva a que se tem contato.

"Em se tratando de relacionamentos amorosos, deveríamos nos lembrar de que cada um é responsável pela própria felicidade e que não podemos colocar o peso dessas responsabilidades sobre ninguém. A relação amorosa não tem a função de preencher vazios ou ainda, solucionar a vida de qualquer pessoa", acredita.

Apesar disso, o psicólogo afirma que o amor, principalmente o de natureza romântica, é muito importante para o desenvolvimento da personalidade e crescimento da humanidade. Entretanto, grande parte das pessoas não vive a plenitude de um amor, principalmente por terem conceitos errados e idealizados do que seja.

"Dessa forma, recorrem a estereotipagens amorosas, resultando arremedos afetivos que empobrecem o que concebem por amor, algo que contribui para o enfraquecimento do sentido desta palavra no cotidiano, conseqüentemente, desgastando tanto as pessoas. Assim, pode-se depreender que no mundo há muito amor, todavia concomitantemente há muita solidão", finaliza.

*Thiago de Almeida é psicólogo, psicoterapeuta de casais, e pesquisador pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Departamento de Psicologia Experimental), especializado no atendimento de problemas em relacionamentos amorosos.

veja também