Posso tomar café na gravidez?

Posso tomar café na gravidez?

Atualizado: Segunda-feira, 26 Julho de 2010 as 10:07

Se você adora café, mas evita tomar por medo de que possa fazer mal ao bebê, fique tranqüila. Pesquisadores americanos do American College of Obstetricians and Gynecologists descobriram que uma quantidade moderada de café por dia não aumenta as chances de aborto ou de parto prematuro. O College's Committee on Obstetric Practice disse que 200 mg de cafeína diários - aproximadamente a quantidade de um copo de 350 ml de café - não contribuem significativamente para complicações na gravidez.

O grupo considerou dois estudos recentes, cada um deles acompanhou mais de 1.000 mulheres grávidas. O primeiro, conduzido pelo Dr. David Savitz, do The Mount Sinai Medical Center , em Nova York, não encontrou aumento da taxa de aborto para as mulheres que consumiram baixo, moderado ou alto nível de cafeína em diferentes épocas da gravidez. No outro, o Dr. De-Kun Li e seus colegas na divisão de Kaiser Permanente's Division of Research , em Oakland, encontraram maior risco de aborto em mulheres que consumiam mais de 200 mg de cafeína por dia, mas nenhum outro risco em quem ingeriu menos que isso.

Mas atenção: se a gestante consumir café em excesso, pode, sim, fazer mal ao bebê. Isso porque a cafeína faz com que os vasos sanguíneos do corpo se contraiam. "Assim, se a gestante consumi-la demais, a substância pode prejudicar a circulação útero-fetal, causando aborto ou parto prematuro", diz Mario Martinez, obstetra e ginecologista do Hospital São Luiz. "Não há problema, porém, se a quantia for moderada.

veja também