Prática de esportes por crianças exige cuidados

Prática de esportes por crianças exige cuidados

Atualizado: Quinta-feira, 25 Dezembro de 2008 as 12

É inquestionável que a prática de esportes traz diversos benefícios à saúde. Porém, quando as atividades físicas são feitas por crianças é preciso que os pais tomem alguns cuidados. Muitas vezes, na intenção de cuidar da saúde dos filhos, eles submetem as crianças a um excesso de exercícios, o que pode causar nos pequenos uma aversão à atividade física. Além disso, é importante lembrar que durante a prática de esportes podem acontecer lesões.

Segundo o ortopedista Miguel Akkari, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica e ortopedista do Instituto Saúde Plena, as crianças não devem ser sobrecarregadas de exercícios enquanto as cartilagens de crescimento estão abertas. Nas meninas, as principais cartilagens (joelhos, quadril e punhos) começam a se fechar após a primeira menstruação. Já nos garotos, o processo ocorre por volta dos 16 anos.

O especialista afirma que uma ótima opção são as escolinhas nas quais a criança pratica vários esportes, aprende os fundamentos de cada um e depois escolhe aquele com o qual mais se identifica. "É importante que os pais estimulem a prática de exercícios, mas isso não deve ser uma exigência. Caso contrário, as atividades podem acabar virando um peso para a criança", afirma.

Independente da modalidade escolhida é importante que a garotada utilize os equipamentos corretos exigidos por cada esporte. "Se a opção for andar de skate, por exemplo, é essencial o uso de capacete, joelheiras e cotoveleiras. Já no caso do futebol, os pais devem escolher uma chuteira adequada para a criança. Esses cuidados ajudam a evitar lesões", explica.

veja também