Prepare o guarda roupa para a próxima estação

Prepare o guarda roupa para a próxima estação

Atualizado: Terça-feira, 18 Março de 2008 as 12

Ah, o verão. Época de sol, calor, praia, férias e azaração. Infelizmente ele não dura o ano inteiro. Agora que a volta ao trabalho finalmente se firmou e você já está mais do que acostumada com a idéia de que as férias e o ócio acabaram, chegou a hora de partir para o plano B: o visual.

Preparar-se para o outono é fundamental. Ou melhor, preparar o seu guarda-roupa para que ele possa receber a nova estação de portas abertas.

Agora, uma série de dicas que você precisa para encostar as peças típicas do verão, "desenterrar" aquelas peças de meia-estação e, se ainda sobrar um tempinho e uma grana, agregar algumas peças básicas ao armário.

1- Limpando a área

Acabe de uma vez com essa preguiça e tire tudo do seu guarda-roupa. Pense em quantas roupas e acessórios você não usou no último ano e na disposição da suas roupas: é fácil para você enxergar todas as roupas que possui? ? esse quesito é fundamental. Afinal, segundo Ana Vaz, autora do "Pequeno Livro de Estilo", não ver uma roupa no guarda-roupa é a mesma coisa que não a ter. Pense também na freqüência com que usa essas roupas.

Em seguida, livre-se daquilo que sabe que não vai usar ou que já não utiliza há um século. Não seja uma romântica incurável e materialista a ponto de fazer um estoque de roupas inúteis. Há gente precisando delas. Outra opção é fazer um bazar entre amigas ? a prática pode ser divertida e até render uma grana.

2- Organizando e se despedindo do verão

Mantenha um estoque de roupas de verão. Biquínis, saídas de banho, vestidos mais fresquinhos e algumas saias podem ficar em um canto mais escondido no seu armário, já que você vai passar a usá-las com menos freqüência.

Redescubra os tesouros enterrados no seu armário e veja as peças que mais se adaptam ao outono.

3- Tente manter ligações entre as roupas

Esta conexão é a chave do negócio. Tente já imaginar as combinações. Ex: "Essa calça jeans fica ótima com essa blusinha branca e esta jaquetinha por cima. Para completar, uma bota de salto e este cachecol mais fininho".

Traga à tona as peças que mais valorizam o seu tipo físico. Sabe aquela blusa que quando você veste é coberta por elogios? Mantenha-a bem à vista.

4- Repare as peças que valem à pena

Sabe aquela calça com a barra mal feita, ou aquela saia que ficou larga ou até mesmo aquela jaqueta cujos botões se despregaram? Se ainda forem peças de qualidade e que caiam bem em você, vale a pena mandar para a costureira. Avalie também o custo benefício da engenhosidade. Vale a pena gastar "X" reais para arrumar a peça que você vai usar "Y" vezes?

As roupas amassadas, mal lavadas, com cheiro de guardadas ou desgastadas devem ser urgentemente cuidadas.

5- Investindo no guarda-roupa ideal para o outono

Segundo o pequeno livro de estilo, da autora Ana Vaz, há uma continha básica na hora de ver o que vale ou não a pena comprar para incrementar seu guarda-roupa. É o seguinte: você deve gastar em seu armário, no mínimo, 5% do que ganha e não há necessidade de ultrapassar 10%.

Procure comprar roupas que trabalhem a seu favor. Você precisa gastar de forma sensata, ou seja, comprando menos peças com mais qualidade.

Completando a continha básica, para calcular o verdadeiro valor/custo de uma peça, divida o preço dela pelo número de vezes que espera usá-la. Você deve gastar mais em peças que vá usar mais. Normalmente, precisamos de 20 a 30% de peças para a "metade de baixo" (calças, saias, etc) e de 70 a 80% para a de cima (blusinhas, jaquetas, etc). Cheque se seu guarda-roupa está equilibrado.

6- Dica para as inteligentes

Segundo Ana Vaz, consultora de estilo, uma fórmula de parecer sempre atualizada e nunca se tornar escrava da moda é ter 60% do guarda-roupa composto por básicos. Eles são importantíssimos porque são fáceis de coordenar e combinar com outras roupas. Desta forma, é mais fácil acertar e ficar sempre bonita. Além de tudo, lembre-se de que os homens preferem o básico, sempre.

7- No trabalho

Mulheres no trabalho precisam, acima de tudo, manter a praticidade de suas roupas. Afinal, elas precisam acompanhar você em todo lugar.

Por isso, o ideal é que você adote peças clássicas e básicas, de tecidos fáceis de cuidar e que não amassem. Isso lhe garantirá um ar de bem cuidada o dia todo. Neste caso, os acessórios são bem vindos para dar um ar chique e feminino. A dica, novamente, é da consultora de estilo Ana Vaz.

veja também