Profissionais devem aprimorar seus planos e analisar se são factíveis

Profissionais devem aprimorar seus planos e analisar se são factíveis

Atualizado: Quinta-feira, 28 Janeiro de 2010 as 12

No title Você aproveitou o começo do ano para fazer um balanço da sua carreira profissional? Em caso afirmativo, chegou o momento de estabelecer ações que irão ajudar a superar as dificuldades e conquistar as metas desejadas ainda em 2010.

Segundo a diretora de Transição de Carreira da Right Management, Matilde Berna, é raro que as pessoas façam planos mais imediatos, de resultado para aquele ano e com metas mais simplificadas."É comum estabelecer objetivos longos, como comprar uma casa um dia, terminar a faculdade após quatro anos, querer ser diretor no máximo em cinco anos, conquistar uma carreira internacional em determinado tempo", afirmou.

Matilde sugere que os profissionais questionem sobre o que pode ser aprimorado em seus planos, além de pensar de que forma gostariam de encerrar este ano. Ela aconselha ainda analisar se os projetos são factíveis de serem realizados.

Dicas que podem ajudar

Confira algumas dicas dadas por Matilde, que podem ajudar você a realizar suas metas:

Seja proativo, energético, focado, dedicado e disciplinado. Isso é fundamental para um bom resultado em 2010; Faça uma lista de tudo que acha necessário e fundamental para melhorar seu resultado em 2010; Desta lista, escolha todas as ações que acredita que realmente possa fazer em 2010; Esteja atento ao mercado e aos acontecimentos, principalmente aqueles que afetarão seu mercado, sua área de atuação e função; Seja flexível para prover mudanças em seus planos e objetivos, caso seja necessário. Tenha cuidado para não se fechar em uma única opção, pois, se naquele momento o mercado não estiver favorável a ela, você ficará perdido; Amplie sua rede de relacionamentos. Bons contatos podem determinar mais oportunidades para colocações futuras; Busque informações sobre sua função e cargo no mercado. Observe o que é exigido e verifique se você está atualizado com tudo que é solicitado; Cultive o seu diferencial competitivo. Ele está em sua atitude, em seu comportamento, na forma como você faz as coisas e como se relaciona.

veja também