Proteja seu celular das armadilhas do verão e das férias

Proteja seu celular das armadilhas do verão e das férias

Atualizado: Quarta-feira, 30 Janeiro de 2008 as 12

O celular pode não ser aquele famoso cartão de crédito, mas ninguém sai de casa sem ele. Tão indispensável quanto documentos e chave de casa, o aparelho acompanha o dono aonde quer que ele vá, inclusive nas férias. Nessa época do ano, situações de lazer e diversão para o dono podem ser uma ameaça para o telefone. Calor, umidade, maresia, areia, são algumas das condições que podem maltratar seu companheiro. Portanto, é preciso saber como cuidar bem dele e preservá-lo.

Sorvete, salgadinhos, brozeador e areia da praia não combinam com eletrônicos, como celular, câmeras digitais e PDAs. "O ideal é sempre proteger os aparelhos com capas, como as que imitam meias", explica o gerente de produto da Motorola, Henrique de Freitas.

Se precisar deixar o celular no carro durante um dia quente, evite o porta-luvas. Guarde-o sob o banco, onde o calor é menos intenso.

Na praia é preciso deixar o celular longe da água e da areia. Evite a todo custo manusear o aparelho com as mãos molhadas, sujas de areia ou protetor solar. A maresia também é uma inimiga dos eletrônicos. A longo prazo, a exposição freqüente pode provocar corrosão nas partes metálicas e nos circuitos do telefone. Também não é recomendável deixar os celulares em bolsa plástica, onde pode ocorrer concentração de umidade ou calor excessivo com a exposição ao sol.

Se, apesar de todos os cuidados, for preciso limpar o celular, use apenas um pano limpo e seco, sem nenhum líquido, nem álcool.

Em caso de roubo ou perda do celular, a primeira providência é ligar para a operadora para bloquear o aparelho e o chip (ou linha). Assim, o celular não poderá ser usado em atividades ilícitas e você não receberá contas indevidamente.

Os clientes TIM devem ligar para 0800-741-4141 e informar os dados pessoais do titular da conta. Clientes do Claro Cartão, Conta ou Supercontrole devem ligar para 1052 de qualquer telefone. Se o celular é da Vivo, deve-se discar *8486 e escolher a opção 6. Usuários da Oi discam *144 ou 1057 de um telefone fixo. A maioria das operadoras pede o boletim de ocorrência para validar o bloqueio do aparelho.

A Vivo é a única operadora de celular que oferece seguro. Os clientes podem contratar um seguro contra roubo ou furto quando o local onde o celular se encontrava esteja arrombado. O custo mensal varia de R$ 4,99 a R$ 16,99, de acordo com o valor do aparelho. O seguro é válido somente para compra de aparelhos novos, e deve ser contratado no ato da compra.

veja também