Qual é a hora certa para ter filhos?

Qual é a hora certa para ter filhos?

Atualizado: Terça-feira, 20 Janeiro de 2009 as 12

Quando namorados começam a mostrar muita afinidade e o tempo vai passando, uma pergunta logo surge: "Quando será o casamento?" E quando o matrimônio ocorre, outra indagação é feita logo em seguida – às vezes até mesmo no dia da união: "Quando vem o bebê?" Mas sobre esses assuntos, só o casal deve decidir. Homem e mulher precisam estar atentos para não se deixar influenciar pela vontade das pessoas que o cercam, pois tudo tem a sua hora. Mas qual é o momento certo de se pensar em ter filhos?

De acordo com a psicóloga clínica e professora universitária Kátia Regina Beal Rodrigues, hoje em dia a questão financeira pesa muito nessa decisão. "É muito comum os pais optarem por terem somente um ou dois filhos, priorizando o estudo e a formação. As famílias modernas querem proporcionar aos filhos o que não tiveram na infância e resolvem reduzir o número de filhos", explica.

Para a especialista, as pessoas querem também se realizar profissionalmente e não se precipitar. "Não se vêem mais famílias numerosas como ocorria antigamente. Na zona rural, por exemplo, era necessária mão-de-obra para trabalhar com a terra, até mesmo para o próprio sustento. É claro que ainda existem regiões e parcelas da comunidade em que as pessoas têm quatro ou cinco filhos, mas isso pode ocorrer devido à falta de informação e planejamento. Onde ocorre o planejamento familiar, as pessoas têm no máximo um ou dois, até mesmo optando por não tê-los", ressalta.

Além do fator financeiro, o planejamento familiar é um assunto que requer atenção também por outros aspectos. É importante que se estabeleça um plano para que, quando essa criança (ou essas crianças – é importante definir a quantidade também) venha ao mundo, encontre uma base familiar já estabelecida, pais com maturidade e prontos para amá-la e dedicar-se a ela. Afinal, não é tarefa fácil educar um filho, é preciso estar preparado para o desafio.

veja também