Qual é a melhor posição do berço?

Qual é a melhor posição do berço?

Atualizado: Quarta-feira, 30 Março de 2011 as 10:23

Uma das preocupações dos pais de recém-nascidos é que eles se sufoquem durante o sono. Para isso, foram lançados os posicionadores de berço, estruturas que evitariam que os bebês se virem enquanto estão dormindo.

Isso porque se acreditava que a melhor maneira para eles dormirem era de lado, para reduzir as chances de refluxo e da síndrome da morte súbita (em que dormir de bruços é prejudicial). Mas, recentemente, a Academia Americana de Pediatria passou a desaprovar o uso dos posicionadores, apontando que a melhor forma de os bebês dormirem é na posição de costas, ou seja, com a barriga para cima, em um colchão firme e livre, e com o lençol esticado. Já a Sociedade Brasileira de Pediatria não chegou a um consenso quanto à utilização do produto, mas reafirma que a melhor posição é a de costas e sem os posicionadores. Especialistas afirmam que o perigo é de que o bebê possa deslocar-se no posicionador, ficar de barriga para baixo, girar para o lado e ficar sufocado.

Então, na dúvida, a melhor maneira, mesmo, de prevenir esse tipo de acidente é deixar o berço livre e ficar de olho no sono do pequeno.

veja também