Qual é o exercício certo para você?

Qual é o exercício certo para você?

Atualizado: Quinta-feira, 29 Maio de 2008 as 12

Você sabe o que deve levar em conta na hora de escolher um exercício? Parece óbvio, mas a escolha do exercício físico é fundamental para que a prática seja realizada com prazer e com resultados visíveis sem pensar em modismos ou influência dos amigos. Errar na escolha, além de não trazer os resultados que você espera, pode ser o motivo que leva tantas pessoas a se matricularem em academias, freqüentarem uma, duas semanas e desistirem.

Segundo a professora de educação física Fernanda Godoy, a escolha deve levar em conta o prazer de se exercitar e os objetivos da pessoa. De nada adianta, por exemplo, uma pessoa que deseja ganhar massa muscular fazer apenas natação. ?Se ela gosta de natação, pode e deve continuar fazendo, mas para ganhar massa deve investir também em aulas de musculação?, ressalta a professora.

Confira abaixo os objetivos e os exercícios indicados para cada um deles e escolha o seu!

Para emagrecer

Segundo a personal trainer Bárbara Gandia, tanto os exercícios aeróbios quanto os exercícios anaeróbios gastam calorias, mas para se queimar mais gorduras, os aeróbios são mais indicados porque utilizam como principal fonte de energia a gordura corporal. ?Caminhar, andar, pedalar, nadar, dançar ou qualquer aula de ginástica em academias, como jump fit e body combat, são exercícios aeróbicos?, afirma a personal.

Como durante o emagrecimento o risco de flacidez aumenta, também são indicadas aulas de musculação. ?Há também a opção de fazer aulas de ginástica localizada, na qual são realizados movimentos alternados com pesos. Este exercício é ótimo porque trabalha tanto a parte aeróbia quanto a anaeróbia?, complementa Fernanda Godoy.

Para manter a forma

Se o seu corpo já está exatamente como você quer e sua saúde está perfeita, deve realizar exercícios buscando bem-estar e manutenção da forma física. ?Eu indico musculação acompanhada de uma atividade aeróbia que dê prazer à pessoa. Pode ser uma caminhada no parque realizada três vezes por semana ou aulas de natação, por exemplo?, diz Fernanda.

Para ganhar massa

Não tem para ninguém. No quesito ganho de massa muscular, a musculação é a campeã. Para obter este benefício do exercício, porém, é preciso investir em séries com muito peso e poucas repetições, sempre instruídas por um professor de educação física. ?Um profissional, depois de fazer uma avaliação física no aluno, pode indicar uma série de exercícios adequada ao nível em que a pessoa se encontra e voltada ao ganho de massa?, afirma Fernanda Godoy.

Para acabar com a flacidez

Segundo o personal trainer Paulo P.H. Almeida, a falta de atividades físicas faz com que, com o passar do tempo, nosso corpo perca massa muscular, o que gera flacidez. ?São os exercícios de musculação que garantem rigidez aos músculos e favorecem o tônus nas regiões em que geneticamente temos dificuldades de aumento de massa muscular, como o bumbum, as coxas, os braços e o abdôme?, explica.

Porém, para o exercício ser completo, é necessário acompanhá-lo de uma atividade aeróbia, como corrida, musculação ou natação. ?As aulas de ginástica localizada também são eficientes neste caso?, garante a professora Fernanda Godoy.  

Para relaxar e, de quebra, manter a forma

Caminhada, boxe, natação, pilates, dança, alongamento. São inúmeros os exercícios que ajudam a combater o estresse, mas cada um a sua maneira. A caminhada, por exemplo, se realizada em um parque, tem a paisagem que ajuda a relaxar a mente, enquanto o exercício oxigena o corpo.

O boxe é ótimo para eliminar a carga do dia-a-dia, enquanto que o alongamento ajuda a soltar o corpo. ?As pessoas tendem a tensionar o corpo e colocar todo o peso do dia-a-dia nas costas. Para combater isso, não há nada melhor do que alongar. Este exercício deveria ser realizado todo dia por todas as pessoas?, ressalta Fernanda Godoy.

Existe ainda a hidroginástica, indicada para pessoas que sofreram lesões, que têm problemas nas articulações ou osteosporose. Segundo Fernanda, este exercício, além de ser relaxante, não causa impacto nas articulações, por ser realizado dentro da água. ?É o exercício perfeito para a terceira idade, já que traz todos os benefícios dos exercícios aeróbios, sem forçar o corpo?, completa.

veja também