Qual o momento certo para trocar o encanamento?

Qual o momento certo para trocar o encanamento?

Atualizado: Quinta-feira, 3 Março de 2011 as 2:10

É muito difícil precisar o tempo de vida útil das tubulações. O melhor é um profissional habilitado analisar cada caso individualmente, considerando alguns aspectos como:

- o tipo de material utilizado: se tubos metálicos - como o ferro e o cobre -, ou plásticos, como o PVC. E com eles os tipos de conexões - soldado, rosqueado com vedante etc.

- a composição da águaque escoa dentro do encanamento: potável, de chuva ou esgoto, com suas variantes regionais e de tratamento.

- onde e como a tubulação está. Se embutida na alvenaria e argamassa, em forros ou em shafts (espécie de armário onde passam vários canos).

Em uma residência unifamiliar, aproveite as reformas para rever a tubulação. Se esta for de ferro, não existe dúvida, deve ser trocada. Se cobre ou PVC, requer análise do estado que se encontra e da idade do encanamento.

Quando não existe a intenção de reformar, a troca de tubulação sem existência de vazamentos requer o conhecimento prévio de por onde ela passa e um projeto que englobe a escolha do tipo e o dimensionamento da nova tubulação.

É quase certo de que essa troca gerará uma mudança do revestimento, porque, por mais que se tenha guardado peças para reposição, essas dificilmente serão suficientes para repor toda a área envolvida. Então, prepare-se.

veja também