Quando a mulher ganha mais que o homem

Quando a mulher ganha mais que o homem

Atualizado: Quarta-feira, 27 Julho de 2011 as 9:47

A figura masculina é a que gera fonte de renda na família. O homem é quem sempre arcou com as despesas da mulher e dos filhos. Mas com a evolução feminina na área econômica, muita coisa mudou e hoje, em diversos relacionamentos, ela ganha mais que ele. Porém, infelizmente, muitos homens ainda não conseguem lidar com a situação, gerando conflitos no relacionamento.

A psicóloga Eliana Maldonado explica que com a entrada definitiva da mulher no mercado de trabalho, esse quadro mudou. "A partir daí os papéis começaram a ser reformulados. Alguns homens conseguem lidar bem com essa questão, mas ainda existem aqueles que se sentem humilhados porque ainda vêem o dinheiro como uma 'arma de poder'. Isto acarreta inúmeros problemas na relação."

Nesta circunstância, a mulher desempenha um papel de suma importância. Ela deve usar esse "poder" a seu favor, incentivando o marido a continuar batalhando por uma condição igual ou melhor. O que deve prevalecer é o bem-estar da família e não o lado pessoal. "O casal que cresce junto, seja em que âmbito for, tenderá a ter um casamento mais bem estruturado. A mulher deve, sim, incentivar seu parceiro a buscar melhorias profissionais, seja através de cursos ou especializações", acrescenta a especialista.

Para Eliana, o casal que se encontra nesta situação e deseja que a relação siga saudável, deve ter o seguinte comportamento: "Manter um diálogo aberto, analisar os pontos que possam estar em conflito para juntos superá-los, dividirem os gastos de comum acordo e tornarem-se cúmplices, ao invés de adversários."

A especialista garante ainda que até as mulheres que ganham menos, atualmente, dividem as despesas. "Isso não só é comum como saudável, já que o dinheiro está deixando de ser visto como medida de valor e passando a representar uma soma de recursos."

veja também