Quando é hora de largar o emprego para investir na carreira escolhida?

Quando é hora de largar o emprego para investir na carreira escolhida?

Atualizado: Segunda-feira, 4 Janeiro de 2010 as 12

Cursar uma faculdade e trabalhar em uma área completamente fora dela. A cena é bastante comum, diante da necessidade de assegurar um salário que lhe garanta pagar os quatro ou cinco anos de curso superior. Mas aí vem a pergunta: quando abandonar a segurança do emprego para investir realmente na carreira escolhida?

Planejamento, apoio e ousadia

Qualquer mudança, ainda mais quando envolve um impacto direto no orçamento, deve ser planejada. Portanto, por mais difícil que lhe possa parecer, não desista do objetivo. Afinal, em algum momento você terá que fazer este corte e investir realmente na carreira escolhida. Hesitar, portanto, pode apenas adiar algo que precisará acontecer mais cedo ou mais tarde.

Quanto antes você começar a exercer o que aprende na faculdade, melhor. Por isso, a estratégia de recuar alguns passos hoje na sua vida financeira pode representar um grande avanço no futuro. Afinal, o mercado pede experiência, mesmo para os profissionais mais novos. E a melhor alternativa para isso é garantir um estágio durante o curso.

Atenção à sua realidade

É claro que cada um vivencia uma realidade sócioeconômica, e precisa respeitá-la. Portanto, é muito importante que você analise meios para que sua decisão não tenha um impacto muito grande em seu orçamento doméstico.

Neste aspecto, é fundamental que você discuta o assunto em família, já que depende ou passará a depender financeiramente dos seus pais com a decisão tomada. Ouça a opinião deles e procure traçar seus objetivos em conjunto.

Tomada a decisão, lembre-se que você está traçando o seu futuro, por isso deve dar cada passo com cautela. Analise as oportunidades e observe com atenção as vagas disponíveis de estágio. Enquanto a chance de atuar em sua área não chega, mantenha a seriedade e o comprometimento de sempre no emprego atual.

Lembre-se: sua postura ao conduzir seu trabalho, independente da tarefa desempenhada, é algo que você levará para qualquer atividade profissional. Boa sorte!

veja também