Quando é indicado trancar a matrícula da faculdade?

Quando é indicado trancar a matrícula da faculdade?

Atualizado: Terça-feira, 8 Dezembro de 2009 as 12

Depois de todo o esforço para passar no vestibular e ingressar na faculdade, muitos alunos decidem trancar a matrícula do curso. Os motivos são os mais variados, desde uma expectativa que não foi cumprida a problemas financeiros.

Sair da faculdade interfere diretamente na vida profissional do aluno, segundo a gerente da Central de Estágios da Gelre, Márcia Hipólito. Ao trancar a matrícula, o estudante não pode mais atuar como estagiário.

"Ele não pode mais estagiar, já que não terá mais a parte teórica para ser aplicada na prática", explica Márcia, sobre o sentido de se fazer um estágio, de acordo com a legislação vigente.

Quando trancar

Trancar a matrícula é indicado somente quando a decisão trouxer benefícios para a carreira do aluno, como por exemplo quando ele for fazer um curso no exterior ou um intercâmbio para aprimorar os conhecimentos em outras línguas.

"Ter um curso assim é um diferencial na hora de concorrer a uma vaga", afirma a gerente. Por isso, vale a pena se afastar por um período da faculdade, para terminá-la com algo a mais no currículo.

Principais motivos

De acordo com Márcia, o principal motivo para o estudante sair da faculdade é a falta de dinheiro. Além da mensalidade que é paga, para aqueles que estudam em instituições privadas, ainda existem gastos como livros, instrumentos, deslocamento e etc.

Outra razão é o aluno sair direto do Ensino Médio e ingressar no Ensino Superior, sem ter tido acompanhamento vocacional. Desta forma, ele pode se frustar com o curso e com a faculdade.

veja também