Quem nasce no verão é mais bem-humorado, diz estudo

Quem nasce no verão é mais bem-humorado, diz estudo

Atualizado: Terça-feira, 7 Dezembro de 2010 as 1:57

Se você está prestes a ter um filho com data para depois do dia 21 de dezembro, no Hemisfério Sul, fique tranquila. O bebê vai ser bem-humorado e de bem com a vida, uma vez que nasceu no verão. Pelo menos é isso que mostra uma pesquisa da Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. Segundo o estudo, quem nasce no verão tem menos chances de apresentar transtornos do humor. Já vir ao mundo durante o inverno tende a tornar o relógio biológico mais lento, o que afetaria a saúde e a personalidade.

Para chegar a essa conclusão, a equipe expôs camundongos a diferentes quantidades de luz nos primeiros meses de vida. Alguns viveram em condições de verão, com 16 horas de luz e oito sem. A outra parte permaneceu apenas por oito horas na luz, representando os dias curtos dos meses frios. Vale lembrar que no Hemisfério Norte e em algumas regiões ao Sul do Hemisfério Sul, as estações são bem marcadas e no inverno, os dias são bem mais curtos.

Depois do desmame e de continuar no mesmo ciclo de luz por várias semanas, os animais foram submetidos à escuridão. Aqueles que viveram com mais claridade mantiveram a mesma rotina diária, enquanto o restante mostrou dificuldade de se adaptar à mudança.

O cientista Douglas McMahon disse que a resposta exagerada dos exemplares que cresceram no inverno à alteração é muito semelhante à das pessoas que sofrem com transtornos emocionais sazonais. Sendo assim, os nascidos nos meses de pouca luz têm um elevado risco de problemas como depressão sazonal, depressão bipolar e esquizofrenia.

Segundo o jornal Daily Mail, mais estudos são necessários para confirmar os resultados. O periódico Nature Neuroscience divulgou esses dados.

veja também