Refeições em família trazem diversos benefícios, afirma pesquisa

Refeições em família trazem diversos benefícios, afirma pesquisa

Atualizado: Segunda-feira, 30 Março de 2009 as 12

Dividir a mesa com pessoas queridas contribui para a saúde e alegria da população, estimula o desenvolvimento e aprendizagem das crianças e ainda melhora no vocabulário e no desempenho escolar. Gostou? A gente amou essa pesquisa feita pela Knorr, empresa do ramo alimentício que investigou os hábitos do brasileiro à mesa.

O estudo vai além do que está no prato e questiona por que é tão importante fazer as refeições em família. "O foco do estudo não é tanto a reeducação alimentar, mas sim o reforço ou resgate do valor das refeições compartilhadas regulares em família, sob as óticas simbólica, sociológica, comportamental e afetiva", afirma o psiquiatra Adriano Segal, diretor de Psiquiatria e Transtornos Alimentares da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade (ABESO).

Para a psicóloga France Bellisle, estudiosa de comportamento alimentar e obesidade, esse tipo de integração é fundamental: "É uma oportunidade privilegiada para ensinar muitas habilidades às crianças, sejam elas relacionadas aos alimentos, ou não". De fato, 93% das paulistanas frisaram que o jantar é o principal momento de conversa com os filhos.

Um dos obstáculos para a troca de experiências na hora do almoço ou do jantar é a presença da televisão. No Brasil, 69% dos entrevistados declararam que assistem à televisão no momento das refeições, a média mundial é de 48% das famílias ouvidas pela marca.

Em relação aos hábitos alimentares foi verificado: indivíduos que fazem refeições regulares em família consumem duas porções diárias a mais de frutas e vegetais do que os que não se sentam à mesa com os familiares.

Foram ouvidas mais de mais de 6000 pessoas em 12 países. Só no Brasil 2.200 pessoas responderam o questionário proposto pela marca. A pesquisa foi realizada nas cidades de Belém, Brasília, Fortaleza, Salvador, Recife, São Paulo e Curitiba.

Resumindo: faça refeições em família sempre, desligue a televisão e converse muito!

veja também