Reflexões e repostas bíblicas para o halloween - Coluna Alexandra Guerra

Reflexões e repostas bíblicas para o halloween - Coluna Alexandra Guerra

Atualizado: Sexta-feira, 31 Outubro de 2008 as 12

Coluna Alexandra Guerra

Não dá mais para ignorar esta data: "O dia das bruxas", que é exaustivamente comemorada nos USA e já contaminou o Brasil. Escolas organizam festas e jogos para a meninada, principalmente as de idiomas. Aos poucos, o "Halloween" é reconhecido no País como uma das datas mais legais para "diversão".

Fui para a Net fazer uma pesquisa. Passei mal. Meu estômago embrulhava, e senti opressão ao entrar em certas páginas. Não quis continuar clicando em alguns links como estes:

A internet: "Aqui nós libertaremos os seus mais profundos medos e te elevaremos à uma nova dimensão repleta de emoções alucinantes".

O que é isso? Um claro convite para cultuar os demônios? Ingresso à auto destruição? Esta é uma grande festa do diabo em nossos dias e, como de costume, ele investe pesado nas crianças.

A bíblia: "Mas o Espírito expressamente diz que em tempos posteriores alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios". (1 Tm 4.1)

A internet: "Como os portais entre os dois mundos estão abertos, é o momento propício para a realização de feitiços, pedidos, previsões, limpeza, etc."

A bíblia "Portanto guardareis o meu mandamento, de modo que não caiais em nenhum desses abomináveis costumes que antes de vós foram seguidos, e para que não vos contamineis com eles. Eu sou o Senhor vosso Deus." Levítico 18.30.

Refletindo

Existe algo de ruim nisto? Quer dizer que esta simples festividade com pessoas e crianças se fantasiando, pedindo doces é um remanescente de antigas práticas de magia negra, culto aos mortos e outras coisas sinistras? Tire suas próprias conclusões:

1. Nos Estados Unidos da América do Norte foram proibidas as orações públicas. O princípio do sectarismo tirou das escolas a celebração do Natal, mas o Halloween permanece.

2. O abrigo de gatos de Chicago tem uma procura muito grande de gatos pretos durante os festejos de Halloween. Temendo que os bichanos estivessem sendo usados em rituais macabros pelos que proclamam-se bruxos, a Sociedade Protetora de Animais excluiu a adoção durante essa temporada.

3. No Brasil e no mundo estão aparecendo pessoas intitulando-se bruxas.

4. Simbolismo apenas? Pense em alguns símbolos e analise-os. Há algum significado? Há alguma importância? Há alguma influência? Exemplo: cabeça de abóbora, suástica, crânio com ossos cruzados etc. Deve uma igreja acolher tais festividades? Deve um crente participar de tais festividades?

5. Hoje, mais e mais casos de sacrifícios humanos ocorrem no mundo ocidental justamente nesta época.

6. Não estaríamos nós celebrando a injustiça que tanto desagrada a Deus? (Isaías 6.7-8).

Crentes não devem temer o Halloween, precisamos ter um posicionamento quando alguém nos perguntar sobre a festa. Não para dar mais "Ibope" ao diabo.

Veja o que a Bíblia diz:

Sobre o culto ao medo : "Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação". (II Tim.1:7)

Sobre um dia especial do mal : "Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele". (Salmos 118:24)

O que Deus pensa dessa práticas e seus praticantes

No Velho Testamento

"Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.

Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;

Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti

Quando, pois, vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram: Porventura não consultará o povo a seu Deus? A favor dos vivos consultar-se-á aos mortos?" (Deuteronômio 18:9-12)

No Novo Testamento

"Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira". (Apoc.  22:15)

Nossa resposta:

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". (Rom. 12:2)

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo". (1 Pedro 5:8-9)

"Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo". (1 João 4:4)

Alxexandra Guerra é pedagoga, palestrante e jardineira. Autora dos livros "Infância: O Melhor Tempo Para Semear" e "Ciclos: de vida ou de morte, em qual deles sua família está?".

Contato:

[email protected]

alexaguerra.blogspot.com

veja também