Roupas em ordem e bem passadas: soluções para tornar a tarefa fácil

Roupas em ordem e bem passadas: soluções para tornar a tarefa fácil

Atualizado: Quinta-feira, 30 Dezembro de 2010 as 12:14

Poucas atividades domésticas são tão ingratas quanto passar roupa. A pilha vai acumulando e o desespero aumentando… Tudo bem que o correto é mesmo juntar várias peças e passá-las de uma vez, para economizar energia. Só que haja braço, coluna e paciência para dar conta do recado, né? Como não há escapatória, a solução é seguir algumas dicas para tornar a tarefa mais fácil.

Roupas em ordem e bem passadas

Tenha um bom ferro: Você pode optar pelo a seco ou a vapor (o segundo elimina com mais facilidade rugas e vincos). Prefira um modelo com várias opções de níveis de temperatura.

Não deixe as roupas ‘torrarem’ no sol: Uma boa dica para não sofrer na hora de desamassar as roupas é não deixá-las expostas ao sol por muito tempo. Tire-as do varal assim que estiverem secas.

Dobre as peças quando recolher do varal: Separe as peças que necessitam ser passadas e as que dispensam o uso do ferro. Dobra cada uma com cuidado, deixando bem esticadas para evitar que amassem demais. A exceção é a camisa social que, por ser mais trabalhosa na hora de passar, o ideal é colocá-la para secar já pendurada no cabide.

Preste atenção na temperatura do ferro: Observe a etiqueta da roupa e passe a peça na temperatura adequada, para evitar que o tecido grude. Comece alisando as roupas que pedem temperatura mais fria.

Borrife as roupas mais amassadas: Produtos industrializados ajudam na remoção de vincos e partes enrugadas, e ainda fazem com que o ferro deslize mais facilmente. Se preferir, borrife água com um pouco de amaciante. Nas roupas pretas, o melhor é usar apenas água, para que não fiquem com aspecto de que estão cheias de pelos.

Passe pelo avesso : Passe as peças pretas pelo avesso, para evitar brilhos e marcas. Se passar pelo direito, coloque um pano fino sobre a roupa. Peças delicadas, com bordados ou aplicações emborrachadas, e tecidos como crepe, cetim e linho também ganham brilho. Siga a mesma dica e use o ferro em temperatura baixa.

Dobre as peças grandes : Roupas grandes, como lençóis, são difíceis de passer porque arrastam no chão. Dobre-os em quarto partes. Passe um lado, depois o outro. Vire a dobra e passe os outros dois lados.

Grudou alguma coisa na base do ferro?

Esquente e desligue-o da tomada. Esfregue uma vela ou palha de aço envolvida em um pano fino na parte suja. Em seguida, passe um pano úmido para tirar os resíduos.

veja também