Saia da rotina e dê um UP em seu relacionamento amoroso

Saia da rotina e dê um UP em seu relacionamento amoroso

Atualizado: Quinta-feira, 3 Julho de 2008 as 12

Saia da rotina e dê um UP em seu relacionamento amoroso

Manter acesa a chama do amor não é uma tarefa fácil depois de alguns anos de relacionamento. No início, é sempre maravilhoso: tudo é novidade, as coisas são mais belas, o romantismo paira em todo lugar e a qualquer momento. No entanto, com o passar do tempo, muitas relações ficam desgastadas devido à rotina. É quando surge o esfriamento.

Para a psicóloga e terapeuta sexual do Instituto Paulista de Sexualidade, Luciane Secco, o relacionamento só perde o brilho inicial quando o casal não investe na criatividade para driblar a rotina. "O romantismo é a manutenção do relacionamento. É ele quem irá manter o glamour, o cuidado e o zelo. O amor em si é uma planta que precisa ser cuidada, para que não haja espaço para o desânimo. Por isso, os detalhes da relação são importantes: a preocupação com o outro, consigo mesmo e até com a casa", orienta.

Fuja da mesmice

Muitos casais conseguem deixar a rotina e a monotonia de lado e transformam o dia-a-dia num eterno namoro, utilizando apenas algumas fórmulas simples. Veja alguns depoimentos de pessoas que superaram a mesmice e hoje vivem bem:

"Eu e meu marido quase todo fim de semana íamos para a casa da família dele. Ficamos anos obedecendo a essa rotina. Trabalhávamos de segunda a sexta e nos dois dias que tínhamos para ficar sozinhos sempre havia alguém; isso, de alguma forma, foi esfriando o nosso relacionamento. Quando me dei conta disso, propus a ele mais momentos a sós. Então passamos a viajar, ir ao teatro, fazer caminhadas e vários outros programas, só nós dois. Isso nos reaproximou e até hoje, seis anos depois de casados, procuramos fazer coisas diferentes a cada fim de semana para não cairmos na rotina e no esfriamento." Regina Coelho, 39 anos ? Auxiliar administrativa

"Sou casado há oito anos com a mulher da minha vida. Porém, com o passar do tempo eu percebi que tínhamos apenas duas horas juntos de segunda a sexta e, nos fins de semana, só o domingo, já que ela trabalhava e eu fazia curso quase o sábado inteiro. O único dia em que sobrava tempo, a gente estava exausto. Isso prejudicou muito nossa relação. Até que sugeri a ela que fizéssemos coisas novas. Desde então, todo domingo é sagrado. Uma semana ela escolhe um passeio, na outra eu. Aprendemos que não precisamos de grandes coisas para manter a chama do amor acesa, basta carinho e dedicação de ambos." Hudson Gonçalves, 33 anos ? Personal trainer

A fórmula do amor

Quando o relacionamento cai na rotina, muitas vezes basta descobrir um jeitinho bem romântico de demonstrar todo o seu carinho ao amado(a). Tomar uma água de coco, lavar o carro juntos ou sair para ver o pôr-do-sol são atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença, já que a correria do dia-a-dia muitas vezes impede o casal de ter a alegria de dividir pequenos momentos. Por isso, enxergar a importância desses gestos é fundamental, não só para ser um casal unido, mas, acima de tudo, apaixonado e feliz!

veja também