Saiba como acabar com a insônia e ter mais disposição usando aromaterapia

Saiba como acabar com a insônia e ter mais disposição usando aromaterapia

Atualizado: Quarta-feira, 23 Julho de 2008 as 12

Uns sofrem com a insônia. Outros, com a falta de energia durante o dia. Pior: quem não dorme direito provavelmente não 'renderá' o suficiente no dia seguinte, surgindo aquele cansaço e sonolência bem no meio do expediente. A Aromaterapia pode ajudar tanto quem precisa dormir melhor quanto quem precisa de energia extra. "Existem alguns aromas com função estimulante mental, físico e emocional. Eles auxiliam na oxigenação e na circulação sanguínea, promovendo a eliminação de toxinas e o excesso de gás carbônico. Com este verdadeiro 'arrastão', o organismo recupera suas funções normais e acaba com a lentidão e o cansaço comumente causados pelo estresse", explica Sâmia Maluf, aromaterapeuta e aromatóloga. "Por outro lado, há os que propiciam um sono tranqüilo e reparador", garante.

Para quem precisa manter-se em total alerta, o Óleo Essencial de Hortelã Pimenta (também conhecido como Mentha Piperita) é imbatível. "Ele possui grande quantidade de mentol, que aumenta o metabolismo basal e melhora a circulação, dando mais energia ao corpo". Outros dois importantes aliados são os Óleos Essenciais de Eucalipto Glóbulus e Eucalipto Citriodora: ambos ajudam a vascularizar e aumentar a circulação.

Já os que precisam de melhorar a qualidade do sono podem optar pelos Óleos Essenciais de Lavanda ou Manjerona. "A Lavanda promove um sono reparador e a Manjerona pode ser usada em casos de insônia mais freqüentes", ensina.

Como usar a Aromaterapia em casa?

Para dormir melhor e ficar mais ligado durante o dia, Sâmia indica algumas receitas simples com a Aromaterapia. "Se houver uma noite de sono com qualidade, a pessoa acordará mais disposta, sem estar fadigada", alerta. Veja as receitas da aromaterapeuta:

Escalda pés para relaxar antes de dormir:

2 litros de água morna 15 gotas de Óleo Essencial de Lavanda  (em caso de insônias freqüentes, troque o óleo de Lavanda pelo de Manjerona). Após banhar os pés e relaxar, é recomendável fazer uma auto-massagem relaxante. Para dormir melhor:

Pingue 2 gotas de Óleo Essencial de Lavanda  numa bolinha de algodão e coloque-a entre a fronha e o travesseiro.

veja também