Saiba como aproveitar melhor seu tempo

Saiba como aproveitar melhor seu tempo

Atualizado: Quarta-feira, 5 Novembro de 2008 as 12

Muitas vezes, no fim de um dia cansativo quando "desmaiamos" sobre o sofá quase sem forças para acionar o controle remoto da televisão, temos a impressão de que estamos sobrevivendo ao invés de vivendo.

As atividades e compromissos laborais, sociais e familiares nos atormentam e mal sobra tempo para nos ocupar de nós mesmos. O ritmo vertiginoso de nossa existência também não deixa espaço mental para encontrar uma saída.

Mas os especialistas no assunto já pesquisaram sobre isso e têm algumas dicas para tornar a vida moderna mais aproveitável.

• Evite "deixar as coisas para amanhã"

Compras, dentista, limpeza da casa, ligações telefônicas. Quanto antes você fizer o que precisa fazer, menos ansiedade vai sentir e mais tranqüilo estará para pensar em outras coisas. Ao invés de ficar paralisado devido à angústia causada pela sua lista de "atividades", é preferível encarar de frente o que é preciso ser feito e o mais rápido possível.

• Calcule sempre um tempo extra

Cada vez que você assumir uma tarefa, avalie sempre para cima e nunca para baixo a quantidade de tempo que ela vai consumir. Os erros, contratempos, problemas e imprevistos, prolongam inevitavelmente a duração da maioria dos projetos. É melhor ter isso em conta ao fazer seu planejamento para não sofrer psicologicamente nem se comprometer com mais tarefas do que se pode realizar com eficácia.

• Mantenha seu tempo "à vista"

Colocar um calendário grande em um lugar bem visível da casa, como na cozinha ou na sala, é um dos melhores e mais simples sistemas de organização. Anotar os compromissos "em um papelzinho" é uma das formas mais seguras de deixar eles de lado e esquecê-los.

• Desligue o celular quando não quiser ficar disponível

O telefone celular é uma grande invenção, mas se você deixá-lo sempre ligado corre o risco de estar disponível 24 horas para todo mundo. O melhor é mantê-lo ligado apenas quando lhe interessar. O mesmo para a televisão, outro grande "ladrão de tempo": em vez de mantê-la sempre ligada, assista somente o programa de seu interesse e depois desligue o aparelho.

• Planeje seus cardápios e compras

A alimentação é uma das tarefas cotidianas que mais tempo demanda. Dedique um tempo para elaborar cardápios para toda a semana. Isso lhe ajudará a se organizar e também a comer melhor, porque desse modo você vai evitar preparar pratos pouco nutritivos e aconselháveis, por causa da pressa, do cansaço e da falta de tempo. Também convém elaborar uma lista com os alimentos de consumo mais habitual e anotá-los nesta lista cada vez que eles forem acabando, para não deixar para a última hora a sua compra.

• Fuja das aglomerações comerciais.

Embora possa ser conveniente aproveitar as ofertas, deve-se levar em conta que passar um tempo excessivo nos grandes shoppings pode ter um efeito esgotante, além de fomentar o consumismo e o estresse. Por isso, convém ir às compras com um objetivo concreto, ao invés de visitar as lojas para se distrair ou passar o tempo: seu bolso e seus nervos o agradecerão.

• Inclua seu lazer na agenda

Você não está tendo tempo para ir ao cinema, ao teatro, se reunir com amigos ou sair para jantar? Planeje estas atividades com antecedência, ou caso contrário elas nunca vão acontecer ou serão tão agradáveis quanto devem ser! Nunca terá tempo livre se não se organizar nem buscar estes momentos para si mesmo. Uma boa dica é anotar todos os dias comuns e finais de semana que tenha disponíveis para se divertir, se desligar e relaxar, e decidir o que é que você vai fazer.

veja também