Saiba como elevar sua autoestima

Saiba como elevar sua autoestima

Atualizado: Terça-feira, 26 Outubro de 2010 as 3:04

A auto-estima é a maneira como nos julgamos, como nos sentimos em relação a nós mesmos. Segundo a psicóloga sistêmica Maria de Fátima Lima Castanheira, é algo para nossa sobrevivência, se não física, emocional. A baixa auto-estima pode acontecer por diversos motivos como as experiências na infância e a educação que recebemos. Fátima enfatiza que a educação usada hoje em dia não favorece nossa visão de nós mesmos, pois é baseada em críticas na punição, o que faz a criança ter sentimentos de culpa e não confie em si.

Uma pessoa que não está bem consigo tem uma percepção de si mesma distanciada da realidade, ela se vê de forma negativa, é insegura, muito autocrítica, tem certa compulsividade pela auto-sabotagem e sente como se não conseguisse realizar nada. Tudo isso influencia nos tipos de relação que ela vai criar, sejam nas amizades, amores ou mesmo no trabalho. Para elevar a auto-estima, primeiramente, tem que se conscientizar de que se tem um problema, pois essa pessoa precisa começar a se aceitar como de fato é sem querer sempre se impor mudanças mirabolantes, que serão mais frustrações.

Para estar bem consigo é necessário exaltar as qualidades ao invés dos defeitos. Fátima conta que o ser humano tem a tendência de se focar em seus defeitos tentando mudá-los, e esquecer-se das qualidades, o que seria uma inversão.

O modo como lidamos com nossos erros também são vilões. Segundo a psicóloga, o erro é um grande aliado, nos permitindo ver o que não veríamos, é um finalizador de experiências e vivências, mas as pessoas lidam mal com isso e acabam não aprendendo com ele, que seria o principal, em vez disso sentem culpa.

Uma dica boa é estar bem com a própria imagem no espelho, (nem que seja necessário fazer alguma atividade física), se alimentar bem e de forma saudável, e, principalmente, fazer atividades prazerosas sempre que possível. Encher a vida de coisas que vão fazer bem, seja música, dança, leitura, caminhadas, é uma boa maneira de estimular a autoestima. Apenas pratique o que te faz bem, além, claro, de começar a se aceitar legitimamente.

A Dra. Maria de Fátima Lima Castanheira é psicóloga sistêmica, professora da Universidade de Uberaba (MG) e desenvolve trabalhos relacionados à auto-estima.

veja também