Saiba como está a alimentação de seu filho

Saiba como está a alimentação de seu filho

Atualizado: Quarta-feira, 6 Outubro de 2010 as 11:13

Muito além de peso e altura: 10 características indicam como está a nutrição das crianças

Você repara no estado das unhas, dentes e cabelos dos seus filhos? Se não, é melhor começar a prestar atenção, porque essas partes do corpo refletem a qualidade nutricional da dieta das crianças.

Esses são os novos conceitos em alimentação saudável foram elaborados pela Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Seguindo-os, os pais podem ter uma análise mais precisa sobre o que nutrientes estão faltando no organismo de seus filhos.

Os novos critérios são o crescimento adequado, funcionamento regular do intestino, bom apetite, dentes fortes e saudáveis, boa imunidade, peso adequado, disposição para brincar, dormir bem e acordar bem, pele corada e cabelos e unhas saudáveis. Se algum item estiver comprometido em seu pequeno, é sinal de deficiência nutricional.

Proporcionar uma dieta balanceada às crianças é essencial para um desenvolvimento saudável a longo prazo. "Algumas crianças podem ser hipertensas no futuro, porque ingerem muito sódio", conta a pediatra Vanessa Liberalesso, do Hospital Pequeno Príncipe. "Além disso, também podem sofrer com a falta de cálcio nos ossos, que provoca osteoporose, porque não ingerirem muito leite e derivados".

Para saber ao certo a quantidade de cada nutriente na alimentação de seu filho, é preciso consultar um profissional, já que essa fórmula varia de acordo com a idade e outros fatores pessoais. "O consumo de muitas proteínas por uma criança que toma pouca água, por exemplo, pode resultar em um intestino preso", explica o nutrólogo Carlos Alberto.

E lembre-se: comer muito não é comer bem!

veja também