Saiba como fazer o seu tempo render mais

Saiba como fazer o seu tempo render mais

Atualizado: Quinta-feira, 7 Janeiro de 2010 as 12

Você passou o ano de 2009 inteiro reclamando que nunca tem tempo pra nada? Que tal, então, aproveitar que um novo ano acaba de iniciar para organizar a sua vida, de maneira que falta de tempo nunca mais seja um problema para você?

A gente sabe que, a cada ano que passa, as tarefas diárias só aumentam. É o trabalho que exige cada vez mais atenção e dedicação, são os filhos para cuidar, a casa para administrar, a academia e até mesmo o salão de beleza, afinal, ninguém é de ferro. Na lista das prioridades, muitas vezes é o que nos faz melhor que acaba sendo deixado para trás. O resultado disso é um só: problemas de saúde, como baixa da resistência e estresse, e a conseqüente perda de qualidade de vida.

Segundo a personal organizer Eliete Teixeira, o primeiro passo para conseguir se organizar é reconhecer as atitudes que nos fazem perder tempo. "A maioria delas cometemos absolutamente sem perceber. Telefonemas muito longos, acesso desnecessário à internet, não saber delegar funções, não saber priorizar, trabalhar sempre sob pressão e cumprir tarefas de último instante são bons exemplos de atitudes que boicotam o nosso dia", afirma a especialista.

Depois de feita uma auto-análise, o segundo passo é investir na metodologia e no planejamento do tempo. "Seja metódico mesmo, sem medo de se achar chato por isto", diz Eliete. Busque determinar as formas e os caminhos mais apropriados para concluir as tarefas diárias sem erros. Mas sem confundir metodologia com rotina. "É importante fazer de cada dia um dia diferente. Ao chegar do serviço, por exemplo, no pouco tempo livre que sobra, realize uma tarefa diferente, planejada no dia anterior", complementa a personal organizer.

Confira algumas dicas para ajudar no planejamento de seu tempo:

- Liste todas as suas tarefas no dia anterior, de preferência à noite, pois com tudo esquematizado terá uma boa noite de sono, que é um dos fatores importantes para seu bem-estar. Faça isso todos os dias;

- Defina o tempo que você vai levar para executar cada tarefa;

- Estabeleça horários e prioridades para as tarefas – por urgência e importância de execução, não pelo que gosta ou não de fazer. E lembre-se de deixar um intervalo entre uma tarefa e outra;

- Incremente a sua agenda com as atividades de lazer: leituras, filmes, passeios com a família e os amigos;

- Nunca deixe nada para a última hora;

- Aprenda a dizer não quando necessário;

- Não misture a vida pessoal com a profissional, ou seja, jamais leve serviço para casa ou os problemas de casa para o trabalho;

Cumprir com as tarefas em tempo hábil, sem correria e sem cobranças é o mais importante. "Procure também revisar qualquer atividade para que ela não siga com erros, fato que o fará perder mais tempo posteriormente. Evitar quebra-galhos urgentes, ser objetivo em suas informações, manter o foco, não fazer tudo sozinho, delegue funções e, por fim, seja breve ao telefone, porque ele nos faz perder muito tempo, sem que percebamos", aconselha Eliete.

Mantenha a ordem também em sua casa. Com um guarda-roupa organizado, por exemplo, fica muito mais fácil e rápido escolher a roupa que se vai usar. De tempos em tempos faça uma limpeza, seguida de arrumação. Separe as peças que você não usa e doe. Além de livrar espaço no armário, você fará alguém feliz.

"Tomemos como exemplo um carro zero quilômetro que, se o mantivermos de maneira correta, fazendo todas as revisões, trocando o óleo, verificando freios com freqüência, etc., dificilmente apresentará algum problema e nos deixará na mão. Assim é nossa vida e nosso corpo, precisamos de organização diária para não termos surpresas desagradáveis, pelo desgaste de "peças" fundamentais. O objetivo principal da organização do tempo é conseguir mais qualidade de vida", complementa a personal organizer.

veja também