Saiba estabelecer metas

Saiba estabelecer metas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:42

Metas são muito importantes, e toda pessoa quer atingir algum objetivo, seja na vida pessoal (constituir família, ter casa etc.), na vida profissional (ter um emprego que lhe provenha e também satisfaça), mas há um risco implícito nessas metas: o de uma pessoa não saber como estipulá-las.

“Caso não saibamos estipular nossas metas, corremos o risco de passar por frustrações, que nos levaria a desistir de um projeto, mesmo sendo um bom projeto, o que talvez não esteja muito bom no momento seja a meta, que talvez esteja acima das possibilidades reais da pessoa para aquele momento”, afirma o gestor Celso Bastos.

De acordo com o gestor, para um projeto ir adiante é muito importante que as pessoas envolvidas estabeleçam metas a serem atingidas com o decorrer do tempo. E, ao atingir uma delas, é bom que se estabeleçam outras. “Assim, sempre tendo novas metas a cumprir as pessoas     sempre se sentirão motivadas, mas é importante que as metas sejam alcançáveis”, diz ele.

Celso afirma que a cada novo ciclo que se inicia, a maioria das pessoas programa metas a serem atingidas. "Porém, não adianta colocá-las no papel e esperar que elas sejam atingidas", adverte ele, continuando: “É preciso organizá-las, ter a habilidade de pensar consistentemente nelas e assim ter uma direção geral e um propósito na vida". Ele explica ainda que muitos profissionais confundem meta e tarefa, quando na realidade são coisas distintas: “A meta é o que a pessoa quer atingir. A tarefa é o que você tem de fazer para consegui-la”.   O gestor ensina sete princípios que ajudarão os profissionais a trabalharem suas metas.   1. Diga o que você quer, não o que quer evitar –   a meta é o seu destino e dá a direção para onde se mover. Metas positivas dão energia e motivação.   2. Faça suas metas desafiadoras e realistas –   elas têm de ser atingíveis, mas não muito fáceis. As metas mais difíceis vão ensinar mais. Mude as metas sempre que necessário. O objetivo é ter sucesso com uma meta que valha a pena e não falhar. Quando atingir uma meta, congratule-se e estabeleça a próxima mais alta.3. Influencie os resultados diretamente –   a meta deve estar sob seu controle direto. Você deve praticar a ação e não outra pessoa. Os outros, certamente, irão ajudá-lo, mas você terá que pedir isso a eles.

4. Meça seu progresso –   em primeiro lugar, as metas devem ter um prazo; você deve dar a si mesmo uma data limite. Em segundo lugar, decida como medir o progresso e como monitorá-lo continuamente.5. Cheque seus recursos   – recursos são qualquer coisa ou qualquer pessoa que possa ajudá-lo. É sempre motivador saber que você os tem.   6 – Avalie o custo –   qual é o custo das suas metas? Você quer e é capaz de pagar por ele? O custo não é simplesmente financeiro, mas, também, em termos de tempo e outras coisas que você poderia estar fazendo se não buscasse a meta.   7. Faça um plano de ação –   o aprender está no fazer. Este é o momento em que você divide as metas em metas menores, para conseguir chegar às maiores. Comece com maiores e pergunte o que o impede de atingi-las, então estabeleça metas menores e específicas para vencer esses obstáculos.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições