Saiba mais sobre a TPM

Saiba mais sobre a TPM

Atualizado: Terça-feira, 20 Maio de 2008 as 12

Saiba mais sobre a TPM

A Tensão pré-menstrual (TPM) é uma expressão muito usada ultimamente. Afeta a maioria das mulheres no mundo e prejudica os relacionaemntos, os afazeres diários e  a saúde emocional.

TPM é um termo genérico para uma diversidade de sintomas que atingem as mulheres cerca de 1 ou 2 semanas antes do período menstrual. Estima-se que até 20% das mulheres na pré-menopausa são afetadas. Os sintomas incluem:

ansiedade; alterações do humor; confusão; perda de memória; náuseas; retenção de líquidos; desejo por comidas;  fadiga; dores nas costas; dor de cabeça; flacidez nas mamas; dor abdominal; irritabilidade. A TPM parece estar relacionada à alterações hormonais que ocorrem durante o ciclo menstrual. Algumas mulheres são mais sensíveis que outras para essas alterações nos níveis de estrógeno e progesterona. Essa síndrome pode também ter as seguintes causas:

 Alterações nos níveis dos neurotransmissores cerebrais, como a serotonina, causadas pelas mudanças hormonais. A falta de serotonina está relacionada à depressão, alterações do apetite e distúrbios do sono. Mulheres com TPM parecem ter a serotonina reduzida por volta de dez dias antes do período menstrual.  Baixos níveis de endorfina; que são substâncias analgésicas naturais produzidas pelo organismo e cujos níveis podem ser afetados pelas mudanças hormonais. O exercício é recomendado para estimular a produção dessas substancias e aliviar os sintomas da TPM. Deficiência de nutrientes, como o zinco ou o magnésio, têm sido implicadas como possíveis causas da TPM. Nenhum estudo confirmou essa hipótese. Mas uma dieta com pequenas quantidades de sal pode aliviar a TPM. Inicialmente, pensava-se que o estresse causava a TPM, mas estudos mostraram o contrário: a TPM leva ao estresse. Felizmente existem algumas formas de reduzir os sintomas e a maioria está disponível para boa parte das mulheres. A primeira delas é a dieta. Aqui estão 7 dicas simples:

Diminua a cafeína e o álcool. Isso reduz a irritabilidade, fadiga, depressão e dores de cabeça. Reduza a quantidade de sal para evitar a retenção de líquidos. Coma alimentos ricos em cálcio para evitar o mau humor e os inchaços. Alimente-se com carboidratos complexos, aumentando seus níveis de serotonina. O pão é uma boa escolha. Tome um complexo vitamínico, mas evite suplementos em doses altas. Aumente a ingestão de soja, pois contém um estrógeno natural que parece reduzir as alterações hormonais. Outros tratamentos para a TPM incluem:

Exercício - aumenta a quantidade de endorfina. Fototerapia - usa a exposição à luz natural para reduzir a depressão.

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