Saiba mais sobre o benefício das lágrimas

Saiba mais sobre o benefício das lágrimas

Atualizado: Quarta-feira, 30 Julho de 2008 as 12

Não é só a pele que sente os efeitos da seca, característica dos meses de agosto e setembro. E não é só a pele que sente os efeitos deste período. "Os olhos também podem ser afetados pela baixa umidade relativa do ar", explica o oftalmologista Humberto Cunha. Os principais sintomas da chamada Síndrome do Olho Seco são: sensação de queimação, ardência, coceira, ressecamento, sensibilidade à luz e secreção.

O desconforto causado pelo Olho Seco pode ser amenizado, na maioria das vezes, com a utilização de lágrimas artificiais. "É importante observar se um ou mais sintomas persistem, pois não se trata apenas de uma questão de desconforto. Problemas mais complexos podem ocorrer quando a umidade dos olhos não está adequada", explica Dr. Humberto.

O oftalmologista destaca ainda que, além das condições ambientais, outros fatores podem causar a Síndrome. "Idade, doenças sistêmicas - como artrite, alergia, lupus - e uso de determinadas medicações - anti-histamínicos, anti-depressivos, anti-hipertensivos - estão ligados à Síndrome. Por isso, a avaliação de um especialista é fundamental".

Você sabe qual é o papel da lágrima? Ela é o mecanismo natural do organismo para proteger a superfície ocular contra infeccões e contra os efeitos corrosivos da sujeira, poeira e outras partículas aéreas. Ajuda a criar uma superfície corneana regular, para que a visão permaneça clara e sem distorções, proporcionando uma sensação de conforto.

veja também