Saiba mais sobre os serviços de confirmação de presença

Saiba mais sobre os serviços de confirmação de presença

Atualizado: Quarta-feira, 3 Setembro de 2008 as 12

Acredite, não há nada mais confuso do que não poder contar ao certo o número de convidados que irá receber em seu casamento. Para auxiliar nesse sentido, o RSVP sempre teve seu cantinho reservado nos convites de casamento. Para quem não sabe, mas com certeza já ouviu falar, a abreviação é originada da expressão francesa Réspondez S´il Vous Plaît, que significa "Responda, Por Favor".

Utilizada como uma forma de obter uma previsão do número total de participantes, para um melhor planejamento da recepção, o pedido significa que o anfitrião da festa precisa de uma resposta ao convite feito. É de praxe que a confirmação seja enviada até 15 dias antes do casamento. Contratando o serviço de uma empresa especializada, além de poder calcular com maior precisão o orçamento da festa, você terá mais tempo livre para resolver os outros detalhes do casamento e evitará constrangimentos.

Há dois tipos de RSVP: o ativo e o passivo (ou receptivo). O primeiro consiste na ligação para realizar a confirmação, enquanto que, na segunda opção, o convidado telefona para confirmar presença. Ultimamente, o RSVP tem sido realizado também a partir de um link para sites personalizados, nos quais os convidados podem deixar recados e ainda conferir como andam os últimos preparativos para o casório.

Geralmente, no caso de casamentos com mais de 300 convidados, as empresas costumam cobrar em torno de R$ 4 por convite para realizar o serviço, que pode incluir também informações sobre localização, horários, estacionamento ou trajes dos convidados. Em eventos que exigem maior controle de acesso, o serviço pode englobar ainda o atendimento na entrada.

veja também