Saiba o que é necessário para fazer um casamento campestre

Saiba o que é necessário para fazer um casamento campestre

Atualizado: Sexta-feira, 6 Novembro de 2009 as 12

O casamento ao ar livre traz à tona o romance, um verdadeiro conto de fadas que vai ser lembrado pelos noivos em vários momentos de suas vidas. O motivo da escolha deste estilo é por conta da praticidade, clima descontraído, além de se tornar um ambiente bonito e agradável já que tem como pano de fundo a natureza que faz com que, muitas vezes, a festa se torne mais marcante do que as tradicionais.

Se a cerimônia acontecer na estação das flores ou no verão é aconselhável que seja realizada pela manhã ou até às 17 horas. Agora, se os noivos escolherem o outono ou inverno, o ideal é que aconteça até às 16 horas. De acordo com a localização do sítio ou fazenda, torna-se bastante complicado que a festa seja pela noite, pois pode situar-se em lugar perigoso, o que vai deixar os convidados preocupados.

É preciso planejar cada detalhe e ter cuidado no momento de contratar os profissionais para que eles não cobrem pelo deslocamento. A vantagem de se realizar o casamento no campo é que pode custar mais barato, caso o casal esteja disposto a deixar de lado o luxo que o mercado oferece.

O vestido da noiva

A roupa do casal deve estar de conformidade com o estilo adotado. A noiva deve usar vestidos confeccionados com tecidos leves, como organza, crepe de seda, voil, musseline, entre outros. Vestidos florais para quem vai casar-se na primavera é bem charmoso e fica muito bonito, porém, só devem ser utilizados por noivas que gostam de se destacar e não querem manter o tradicional.

Um outro cuidado importantíssimo é com brilho que deve ser extinto para este tipo de ocasião. Agora as pérolas e cristais são permitidos desde que sejam aplicados com espaçamento no vestido, a fim de não deixarem o visual exagerado. Os modelos medievais são apropriados, inclusive, no outono e inverno.

O traje do noivo

O noivo pode usar terno ou túnica. A túnica é apropriada quando a noiva adota o estilo medieval e nos dias de calor. As cores mais adequadas são palha, creme, bege e cinza claro. Caso o casamento seja realizado em dias mais frios, as cores escuras são perfeitas.

Buquê e arranjos

Tanto o buquê quanto os arranjos do cabelo da noiva devem ser confeccionados com flores naturais.

Maquiagem

É importante que a maquiagem seja bem natural. Os batons devem ser rosados ou cor de boca. O gloss é indicado, pois dará um belo efeito e os olhos podem ser trabalhados com muito capricho.

Roupa dos pais e padrinhos

Não é aconselhável o uso de vestidos longos para as mães dos noivos e madrinhas, o mais adequado é o longuete. O uso de chapéu é essencial e apropriado para ocasiões como estas, já que não é recomendável colocá-lo em ambientes fechados. Só que é preciso ter cuidado e combinar sempre a cor do mesmo com a do vestido ou acessórios. Os padrinhos e os pais do casal podem adotar um belo terno.

O que oferecer

Se o casamento for realizado até no máximo às 11 horas, os noivos poderão oferecer um café da manhã sofisticado. Agora, se passar desse horário, o recomendável é um almoço ou lanche. O bolo não deve ser dispensado. Em relação às bebidas, se preferir manter um clima bem natural, o ideal é adotar sucos diversos de frutas e água de coco.

veja também