Saiba o que não pode faltar no guarda-roupa do seu marido

Saiba o que não pode faltar no guarda-roupa do seu marido

Atualizado: Sexta-feira, 17 Abril de 2009 as 12

Chegou a vez dos homens terem atenção. Sim, eles também têm dúvidas sobre como arrumar o armário, quais compras fazer, combinações e tudo mais que envolve o universo do closet. A personal stylist Lula Romero foi escalada para ajudar no dilema e vai esclarecer muito sobre o "mistério" fashion.

Preparando-se para montar seu guarda-roupa

Em primeiro lugar, é necessário ter organização e saber se há algum monstro escondido no seu armário. Analise peça por peça. Veja se vale a pena mantê-las guardadas. Doe tudo o que não for usar ou que não serve mais.

Agora é hora de pensar no novo. Tente criar um equilíbrio entre o casual e o formal, compondo um estilo mais descontraído. A dica? "Um jeans mais escuro com um sapatênis e uma camisa esporte (ou camisetas estonadas, mais alegres e divertidas). As camisas listradas (de preferência com listras verticais) também entram aqui. Se estiver frio, dá para jogar um blazer escuro ou um casaco de chemois", diz Lula Romero, personal stylist. Esse look é ideal para namorar e para sair com os amigos.

Para trabalhar:

Terno escuro, uma camisa branca ideal para ser usada com terno, uma gravata com mais vida (rosa, lilás, vinho) e um sapato social escuro, combinando com o cinto da mesma cor. Lembre-se de que a meia deve ser escura.

Para um final de semana mais tranqüilo e para a prática de esportes:

Bermuda, tênis, camisa esportiva e boné (opcional). A meia, nesse caso, pode ser branca. A calça cargo cáqui também entra como uma opção mais despojada, ideal para finais de semana. Lembre-se de que o boné é uma opção muito casual e que, além disso, o homem precisa ter estilo para usá-lo e passar aquele um ar de mais moderninho.

Apesar das dicas, a personal stylist faz uma ressalva importante: "É essencial que o homem comporte a roupa que usa, ou seja, tenha estilo o suficiente para usá-la. Se ele gosta de usar colar e pulseira e seu estilo permita isso, não há problema algum", exemplifica Lula, que complementa: "Também é importante estar atento para o lugar em que a pessoa está. A roupa para passear a tarde no shopping é diferente da roupa que se usa para sair à noite que, por sua vez, é diferente da roupa que se usa para namorar e diferente da usada no trabalho".

E atenção: Você tem que parecer o mais natural possível porque pode ter certeza que se você for um caretão e quiser usar um colar e uma pulseira mais moderna e despojada ou até um piercing, por exemplo, você vai atrair muitos olhares críticos. Para o tiro não sair pela culatra, a dica é única: seja fiel ao seu estilo!

"Acho muito interessante um homem vestido com calça jeans, malha colorida com zíper e capuz e uma jaqueta ou um casaco por cima, com o capuz para fora. Para completar, um sapatênis já dá harmonia ao look. Porém, não é todo homem que fica bem com essa roupa. Precisa ter estilo e saber usá-la nas ocasiões certas (namoro e passeios)", explica Lula.

Sobre as sandálias masculinas, Lula adverte: "Acho muito legal, sim, com uma calça jeans com lavagem mais estonada fica ótimo". Sobre o uso de meias com sandálias, a opinião muda: "Depende, se o homem for alto, jovem, estiloso e super moderno,não vejo mal nenhum, caso contrário, sim", afirma.

Já as bermudas devem ser usadas somente nos finais de semana, para passear de tarde, praticar exercícios ou para a praia. Se for sair à noite, dispense-a mesmo se estiver um calor de matar.

Para o frio, as botas podem ser boas opções, mas elas são despojadas. Se quiser sair com uma, prefira as de camurça, que são um pouco menos casuais. Se gosta de chapéus, deixe para os dias mais gelados. "O homem brasileiro não sabe usar chapéu, mesmo porque nosso clima não ajuda muito. Talvez em dias frios, com um sobretudo e um cachecol sóbrio amarrado no pescoço fique bom, depende do estilo e da altura da pessoa", diz Lula, que completa: "Além disso, há a questão da educação e etiqueta na hora de ser usar chapéus e bonés. Assim que entrar em um lugar fechado, o ideal é que a pessoa os retire".

Dica de acessório legal para qualquer homem? "Relógio", responde Lula. Escolha a peça que mais combina com seu estilo, com certeza ela garantirá mais charme a sua produção. Sobre as bolsas, maletas e similares, Lula também tem uma boa dica: "As bolsas tipo carteiro são excelentes opções para todo tipo de homem, além de serem bastante espaçosas inclusive para se carregar o notebook. As melhores são as de couro e as mais escuras. Se a pessoa preferir, pode utilizar uma maleta de mão também, do tipo envelope. O ideal é que ela seja de couro e escura. As mochilas também podem ser usadas, desde que (mais uma vez) o homem tenha estilo e transmita um ar mais jovem. De qualquer maneira, as bolsas tipo carteiro ainda são as melhores opções.", completa Lula Romero.

O que deve e não deve ter no guarda-roupa masculino

Finalmente chegou a hora de fazermos uma listinha básica com peças essenciais ao seu guarda-roupa. A dica é da personal stylist Lula Romero. Confira:

Terno escuro; Camisa branca e azul clara; Gravatas finas e que tragam harmonia ao visual; Sapato preto e sapato marrom (com os respectivos cintos); Jeans com lavagens escuras e/ou pouco desbotadas; Camisas esporte de manga comprida; Calça cargo cáqui (porque vai com várias cores); Cinto esporte em tom havana; Sapatênis; Tênis; Camisa Pólo Jaqueta de couro ou chamois; Blazer escuro; Mochila e/ou maleta e/ou bolsa carteiro.

veja também