Saiba organizar o quarto das crianças

Saiba organizar o quarto das crianças

Atualizado: Quinta-feira, 16 Outubro de 2008 as 12

Interação. Essa é a palavra-chave para fazer as crianças participarem de atividades, que, à primeira vista, não parecem prazerosas. É que elas, assim como os adultos, respondem melhor a uma solicitação quando estão envolvidos, estimulados e comprometidos. O ideal é envolver os filhos nas questões domésticas e explicar quais são as responsabilidades de cada um, conta a psicopedagoga Vânia C. Bueno de Souza.

"Podem-se iniciar as atividades com a crianças ainda bem pequena com atitudes de muito afeto, pois, quando a criança se sente amada e acolhida é normal responder aos pedidos dos pais como forma de retribuir esse carinho", ensina Vânia.

Confira algumas dicas para facilitar o envolvimento de seus filhos na arrumação do quarto:

Tenha um lugar para cada coisa

Seus móveis e armários devem tonar mais fácil a tarefa de guardar seus pertences e deixar tudo em ordem, reduzindo a confusão.

  Deixe as coisas mais requisitadas em locais mais acessíveis

Utilize as prateleiras e gavetas mais bixas. Nos lugares altos, guarde objetos pouco usados e rotule caixas, gavetas e prateleiras. Se seus filhos ainda não lêem, utilize fotos, desenhos ou figuras, assim que aprenderem a ler, troque-os por palavras.

  Tenha divisão no armário

Separe áreas de roupas caseiras, uniformes e roupas de passeio. Destine cada gaveta do armário para um tipo de roupas: meias, roupas de baixo, camisetas, shorts, camisas, calças etc. Se seus filhos ainda não souberem combinar cores, pendure roupas que combinam juntas.

  Deixe um cesto para roupa suja no quarto da criança

Você pode instalar uma cesta de basquete sobre o cesto para motivar as crianças a executar essa terefa.

veja também