Saiba reconhecer os primeiros sintomas da gravidez

Saiba reconhecer os primeiros sintomas da gravidez

Atualizado: Quinta-feira, 18 Fevereiro de 2010 as 12

Ginecologista fala sobre as mudanças no corpo da mulher logo nos dias seguintes à relação sexual sem método contraceptivo

Depois de uma relação sexual sem contraceptivos ou em que o método usado falhou, é comum procurar por sinais no corpo que evidenciem uma possível gravidez. Um dos mais fortes e evidentes é certamente a ausência da menstruação. No entanto, o atraso menstrual pode ser provocado por uma série de ocorrências sem ligação com a gravidez.

"Mulheres que passaram por situações estressantes e até mesmo a preocupação gerada pela incerteza de se estar ou não grávida tem capacidade de interferir na regularidade do período menstrual", afirma a médica Mayka Volpato do hospital Leforte e coordenadora da ginecologia do Hospital São Paulo Luiz, unidade Morumbi.

Especial gravidez e fertilidade

Isso porque, segundo a ginecologista, ao passar por momentos de tensão, o corpo da mulher produz hormônios do estresse como o cortisol e o ACPH, que são substâncias inibidoras da menstruação.

Período fértil

Ainda assim, existem outras pistas que podem ajudá-la a descobrir se a relação desprevenida dará origem a uma gestação. O primeiro passo é saber se você estava no período fértil durante o ato sexual. "Em um ciclo de 28 em 28 dias, a mulher ovula 14 dias antes da menstruação", afirma Mayka.

"Caso o ciclo seja de 30 em 30, a ovulação será 16 dias antes". Mas para que esse cálculo dê certo, a mulher deve ter um ciclo menstrual regular e levar em conta que três dias antes e três dias depois da ovulação também compõem o período fértil.

Se a relação ocorreu durante esse período, vale observar se seu corpo está emitindo os primeiros sintomas da gravidez. "Sensibilidade nas mamas, dor pélvica, inchaço e irritação são alguns deles", afirma a ginecologista. "Todos são muito parecidos com os pré-menstruais, mas mais intensos". Sintomas como enjôo e sonolência costumam ocorrer mais tardiamente, depois de quinze a vinte dias.

Teste

Segundo Mayka, o teste de sangue que detecta a produção do hormônio Beta hCG no organismo da mulher pode ser feito a partir do quarto dia de atraso menstrual. "Já o teste de urina é mais assertivo quando feito a partir da segunda semana de atraso. Do contrário pode acusar um falso negativo. Isso porque para que o hormônio da gravidez esteja na urina ele precisa estar circulando em grande quantidade na corrente sanguínea, o que requer mais tempo".

Precauções

Caso você desconfie da gravidez, mas ainda não tenha dito possibilidade de fazer o teste, Mayka sugere algumas mudanças preventivas em sua rotina. "Evite a ingestão de bebida alcoólica, assim como medicamentos tarja preta, capazes de provocar má formação no feto".

por Monique dos Anjos

veja também