Salada também engorda

Salada também engorda

Atualizado: Sexta-feira, 25 Setembro de 2009 as 12

Aliada, principalmente das mulheres, a famosa saladinha, muito utilizada em dietas, pode se tornar a principal causa do ganho de peso. Como os pais diziam: tudo em excesso faz mal e sempre deve haver um equilíbrio entre os alimentos ingeridos.

Os alimentos utilizados na salada devem ser variados, mas também devem ser escolhidos com cautela. Algumas das verduras e legumes utilizados na salada, tanto como os complementos colocados, podem ser influentes no ganho de peso. Em alguns casos podem até ser mais calóricos do que outro prato de comida.

Por falta de informação, as pessoas acabam exagerando no que parece mais gostoso, como a mistura de salada com massas, bacon e principalmente os molhos, sem saber que tudo isso pode se tornar uma bomba calórica. Os pratos de salada devem ser selecionados cautelosamente, evitando o excesso de calorias e preferindo as folhas verdes. O mais recomendável é que o primeiro prato seja uma salada colorida. Se a salada for o prato principal, ela deve ser composta por diversos grupos de alimentos, criando assim um equilíbrio. Dentro da alimentação são muito importantes verduras, legumes, proteínas e algum tipo de gordura, preferencialmente o azeite de oliva extravirgem. Aconselho evitar alguns tipos de frutas na salada como abacate, que além de conter muita gordura também é muito calórico.

Doutor Maximo Asinelli (CRM-Pr 13037) é autor desse artigo.

veja também