Ser de Deus... Ser exemplo

Ser de Deus... Ser exemplo

Atualizado: Quarta-feira, 12 Março de 2008 as 12

Mesmo assumindo tarefas importantes como um bom emprego ou sendo uma profissional liberal e até mesmo uma empresária, a serva do Senhor deve buscar forças em Deus para ajudar a todos em sua casa. Seu marido e seus filhos precisam dela, e se esta não tiver disciplina, jamais conseguirá organizar seus afazeres. O livro de Provérbios 31 descreve bem a forma como aquela que deseja agradar a Deus deve agir para com seus familiares, mantendo o lar organizado.

A escritora e conselheira Elizabeth George, no livro Bela aos Olhos de Deus, explica como zelar carinhosamente pela sua casa e família. "Não podemos esquecer da ordem de Deus: amá-Lo sobre todas as coisas, isto é, o Senhor deve estar em primeiro lugar em nossas vidas, depois o marido e então os filhos", lembra.

Além de a mulher amar o seu marido e vê-lo como seu senhor, aquela que deseja ser agradável aos olhos de Deus jamais pode esquecer de ensinar ao seu filho o abc da mulher piedosa (veja Provérbios 31.10-31), "pois, ela conhece perfeitamente os benefícios que a disciplinada pode trazer ao seu lar e, por isso, deve apresentar ao seu filho(a) os três passos para o sucesso na administração da casa", diz a escritora.

O primeiro passo é levantar-se cedo, pois este complementa os outros. Segundo, ser sempre temente ao Senhor; e o fato de levantar-se cedo permitirá a ela fazer suas orações diárias, mantendo sua casa não só organizada, mas também a chama do seu coração pelo Senhor, através das orações matinais e leitura da Bíblia.

O terceiro passo: dar mantimentos a sua família. O pão diário de sua família é o principal motivo para levantar-se cedo. O marido e os filhos dependem dela para receber o alimento de que necessitam.

Em terceiro: de acordo com Provérbios 31.15 ("e dá a tarefa a suas servas"), assume-se que a serva do Senhor emite ordem de trabalho que relaciona os deveres do dia. Sendo assim, "ela tem o trabalho de planejar e de organizar, mas suas servas também precisam ter seus deveres", diz Elizabeth.

A escritora, com base em Provérbios, conclui que diante de tantas tarefas a serem feitas pela serva do Senhor para manter o lar em paz, feliz e organizado, tudo flui muito melhor quando se levanta cedo. A chave-mestra para se manter o bom andamento de seu lar, ordem, eficiência na casa inteira e para ser um exemplo para sua casa é organizar-se desde cedo. "Você presenteia o seu marido com paz de espírito e bem-estar, porque ele confiará em seu poder de administração e sentirá tranqüilidade. Além disso, você oferece aos seus filhos um exemplo de como deverão administrar seu próprio lar e negócios. A bela mulher descrita em Provérbios deve ser um exemplo para aquelas que servem a Deus", finaliza.

veja também