Sim, cozinha é lugar de criança

Sim, cozinha é lugar de criança

Atualizado: Segunda-feira, 5 Dezembro de 2011 as 3:40

 Com segurança e acompanhada de um adulto, a criança pode cozinhar e descobrir o mundo das panelas. Essa atividade, além de promover a proximidade com os pais, também trabalha o raciocínio lógico, estimula a leitura, desperta a curiosidade, desenvolve a criatividade, aumenta a responsabilidade, prepara o paladar para novos alimentos e valoriza bons hábitos de higiene.

Para o vendedor Sinclair Godoi, cozinhar com os filhos já faz parte do cotidiano. “Somos apaixonados pela cozinha e até hoje nos divertimos por lá. O despertar para isso que é interessante. Até hoje, o mais velho de 12 anos sempre quer preparar alguma coisa.”

Godoi também conta que uma das experiências que mais o marcaram foi quando ele e um dos seus filhos fizeram uma receita que estava no livro da escola. “Ele estava estudando sobre os tipos de frutas tropicais e, no próprio livro havia uma receita de bolo de banana com casca. Fizemos juntos, conforme estava no livro e depois ele levou para a escola. Fez maior sucesso.” E para botar a “mão na massa” basta escolher a receita mais saborosa e divertida para fazer, como esta:

Brigadeiro crocante   Ingredientes:

1 lata de leite condensado

5 colheres (sopa) de achocolatado em pó

1 colher (sopa) de manteiga

4 colheres (sopa) de flocos de cereal

Cobertura:

3 xícaras (chá) de cereal com chocolate

1 pacote de pingos de chocolate

Modo de preparo:

Numa tigela ponha o leite condensado, o achocolatado e a manteiga. Misture todos os ingredientes. Leve ao micro-ondas e deixe por três minutos em potência alta. Retire e mexa. Leve novamente ao micro-ondas e deixe por mais três minutos e 30 segundos. Retire, mexa e reserve. Unte um prato fundo com um pouco de manteiga. Usando a colher grande, despeje a massa do brigadeiro no prato. Em seguida, acrescente os flocos de cereal e misture à massa. Espere esfriar e deixe na geladeira por 30 minutos. Despeje os flocos da cobertura num outro prato e reserve. Unte a mão com um pouco de manteiga. Com uma colher (chá) ponha a mistura na mão e faça as bolinhas de brigadeiro. Passe nos flocos de cereal que estão no prato. Depois ponha os pingos de chocolate e arrume os brigadeiros numa travessa.

veja também