"Só tenho olhos para você"

"Só tenho olhos para você"

Atualizado: Terça-feira, 10 Março de 2009 as 12

O amor é cego. Quem nunca refletiu sobre esta expressão? Cientistas da Universidade da Califórnia indicam que o amor tem uma função diferente da do desejo, podendo funcionar como um "mecanismo de compromisso". A pesquisa revela que pessoas apaixonadas desenvolvem uma espécie de ‘blindagem’ diante de estímulos externos ao relacionamento.

"O amor, mas não o desejo, resultou em maior compromisso com o parceiro durante o estudo", aponta o experimento. Desta forma, o casal teria a seu favor um sistema de proteção da relação, que seria capaz de frear um possível interesse diante do charme alheio, tornando-os indiferentes aos encantos de pessoas estranhas.

Durante o estudo, que contou com a participação de 120 indivíduos envolvidos em relacionamentos longos, foram distribuídas fotos de pessoas bonitas, mas desconhecidas e, após esse processo, cada um deveria escrever sobre o seu envolvimento amoroso. Os participantes que escreveram sobre amor apresentaram dificuldade de lembrar de detalhes sobre as pessoas das fotos.

De acordo com os pesquisadores, a análise mostra que sentir amor facilita a supressão de pensamentos relativos a pessoas atraentes, resultando em maior compromisso com o parceiro.

veja também