SOS Beleza

SOS Beleza

Atualizado: Terça-feira, 9 Dezembro de 2008 as 12

Com a aproximação do verão muitas pessoas começam a recorrer aos tratamentos estéticos. Segundo a diretora do Centro de Educação Profissional Martinus, Marilise Pinheiro da Cunha, é importante preparar a pele com uma gomagem corporal (esfoliação), para eliminar as células mortas. Após essa limpeza, tratamentos como drenagem linfática e lipomassagem podem ser realizados. "Esses tratamentos melhoram o contorno corporal porque retiram as toxinas do organismo", salienta a professora.

Outro tratamento que pode ser realizado nessa época é o peeling de maçã vermelha, no rosto ou corpo, desde que a paciente utilize o protetor solar. Para quem tem aquelas manchas incômodas na axila, virilha e buço, uma boa alternativa é o melanoff. "Por meio de substâncias cosméticas o tratamento faz a inibição da tirosina, que é o hormônio que ativa a melanina na pele, clareando essa mancha. Mas não é de uma hora para outra que elas somem, tem de fazer uma avaliação para ver a idade da mancha, pois cada caso é diferente", frisa a professora Marilise.

A diretora alerta para profissionais que fazem "pacotes" de tratamentos estéticos. "O que deve ser feito são planos de tratamento personalizados, pois cada pessoa tem uma indicação cosmética específica. Por isso, procurar profissionais qualificados, que façam uma avaliação do caso e locais adequados é fundamental".

Fazer tratamentos de estrias ou peeling nessa época não é prejudicial, porém, os cuidados devem ser redobrados e os pacientes devem dar preferência para o outono. "O importante é sempre seguir todas as orientações, principalmente quanto a limitação da exposição solar, pois o sucesso de um tratamento depende da disciplina de cada um", explica.

Cuidado no Salão!

Para quem não dispensa uma escapadinha ao salão de beleza, seja para fazer as unhas ou uma escova, alguns cuidados são necessários na hora de escolher o estabelecimento. Segundo a professora Marilise é fundamental observar:

A limpeza geral do salão e se a roupa da profissional está bem limpa. A manicure deve sempre utilizar luvas e jaleco. Os demais profissionais devem adotar, pelo menos, o jaleco. É ideal que a lixa de unha seja descartável. A bacia para fazer o pé deve estar com um plástico descartável. Os alicates devem ser esterilizados em estufa auto-clave (iguala de dentista) e observar se o utensílio vem embalado em pacotes individuais. As escovas de cabelo têm de ser esterilizadas e embaladas com plástico individualmente. O alvará de liberação da vigilância sanitária sempre tem que estar visível para o cliente.  

veja também