Sujeira faz bem às crianças?

Sujeira faz bem às crianças?

Atualizado: Sexta-feira, 5 Março de 2010 as 12

Ana Paula Pontes

Você tem aflição só de pensar no seu filho rolando no chão na hora da brincadeira? Relaxe! Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, revelou que excesso de limpeza pode não ser tão bom assim quanto você pensa.

A pesquisa revelou que bactérias normais que vivem na superfície da pele são benéficas para a saúde do seu filho. Elas evitariam graves inflamações, como aquelas após um machucado. "Esses germes e o organismo têm um equilíbrio perfeito. Se há um excesso de limpeza, o sistema imunológico não evolui. Ou seja, não é capaz de distinguir e criar anticorpos contra o que não é próprio do organismo", diz Luis Roberto Soares, imunologista do Hospital Pequeno Príncipe (PR).

Assim, afirmam os especialistas, a falta de exposição das crianças a agentes infecciosos e microorganismos aumenta a chance de elas terem uma doença. Isso sustenta a hipótese do aumento do índice de alergias nos pequenos nos últimos anos.

Há cuidados, no entanto, que são fundamentais. Em momentos de epidemia, como o da gripe suína, a higienização das mãos é inquestionável, bem como antes das refeições e após a brincadeira. Mas sem neurose. A criança tem de ter liberdade para se sujar na hora da diversão!

veja também