Suplementos vitamínicos ajudam na saúde das mães durante amamentação

Suplementos vitamínicos ajudam na saúde das mães durante amamentação

Atualizado: Quarta-feira, 13 Agosto de 2008 as 12

As vitaminas e os sais minerais são imprescindíveis para a saúde em todas as etapas da vida. No entanto, quando a mulher está em fase de amamentação, torna-se ainda mais importante manter os bons níveis desses nutrientes no organismo. Continuar a dieta recomendada para o período de gestação é uma das formas de manter a ingestão de vitaminas e sais minerais suficientes para a produção do leite materno e a recuperação após o parto.

Especialistas defendem que em alguns casos é interessante fazer a suplementação vitamínica. De acordo com a nutricionista da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) Mônica Beyruti, isso acontece quando a mãe está com algum grau de desnutrição ou possui restrições alimentares por causa de problemas de saúde. "Mas a alimentação deve sempre ser saudável, evitando alimentos altamente calóricos e pobres em nutrientes como doces e frituras", diz a nutricionista.

Ela ainda lembra que a mãe deve preferir alimentos menos calóricos e ricos em nutrientes, com alto teor de fibras e água. "É importante manter a alimentação o mais variada possível para garantir a qualidade do leite", conclui Mônica.

Curiosidades

Entre os principais componentes do leite materno estão cálcio, fósforo, ferro e vitamina A. Esses nutrientes estão envolvidos na formação de ossos e dentes, no processo de crescimento, no desenvolvimento da visão, na manutenção da integridade do sistema imunológico e na prevenção de anemia no bebê.

A mulher em fase de amamentação precisa ingerir diariamente cerca de 2.500 kcal e 3 a 4 litros de água - e outros líquidos como sucos naturais e água de coco - para ter uma boa produção de leite materno.

As mães vegetarianas precisam redobrar os cuidados com a alimentação quando forem amamentar para garantir a ingestão de vitaminas e minerais suficientes.

veja também