Termoterapia para reduzir medidas no frio

Termoterapia para reduzir medidas no frio

Atualizado: Quarta-feira, 30 Abril de 2008 as 12

Myrian Rosário

Quem disse que para ficar bonita é preciso sofrer?Nas estações mais frias do ano, as técnicas de redução à base de calor ajudam a modelar o corpo e proporcionam uma sensação de relaxamento e bem-estar.

Que tal fugir do frio e reduzir medidas ao mesmo tempo? Aplicada em clínicas de estética e spas, a termoterapia pode ser uma boa opção para quem quer aproveitar os dias mais frios para eliminar gorduras localizadas e modelar o corpo.  "A termoterapia consiste na aplicação de calor com finalidade terapêutica", explica Sandra Pelliciotta, professora de Estética. "O calor é um agente terapêutico natural e seu uso vem dos tempos mais primitivos. Gregos, romanos e egípcios usavam essa técnica com sucesso no tratamento de afecções múltiplas e tratamentos corporais de beleza", conta.

Graças à sua eficácia, a termoterapia continua sendo utilizada nos dias de hoje. Tanto que continuamente aparecem técnicas novas, instrumentos e métodos de tratamento novos, cujo princípio de ação é o aumento da temperatura corporal sobre a temperatura externa do corpo, que varia entre 36°C e 36,5°C.

"O ser humano é um homeotermo animal. Isto quer dizer que para seu desenvolvimento normal o homem deve manter constante a temperatura dentro de margens estreitas (35-36C&O1616;). Para que tudo funcione bem, dispomos de um mecanismo de termo-regulacão encarregado de dissipar calor quando se produz aumento de temperatura e a temperatura normal do organismo aumenta. Esse mecanismo trabalha rapidamente para estabilizar a temperatura, gerando, assim, entre outros resultados, a perda de medidas", ensina.

Efeitos da Termoterapia

Segundo Sandra Pelliciotta, quando a aplicação de calor é feita sobre o local a ser tratado ou em uma região anatômica, uma série de efeitos locais e terapêuticos acontecem:

No nível celular, o estímulo do metabolismo ocorre com o aumento do calor e, conseqüentemente, todas as funções celulares são estimuladas. A hiperemia (vermelhidão) é originada pelo estimulo metabólico celular; No nível circulatório, ocorre uma vasodilatacão; No nível cutâneo, a sudorese; No músculo, a elevação da temperatura produz um relaxamento das fibras, gerando um efeito antiespasmódico e relaxante; Sobre o tecido adiposo (gorduroso), produz-se, através da termoterapia, uma estimulação do catabolismo da gordura, tornando os tratamentos termoterápicos interessantes e de resultados especiais para estética corporal. Segundo a lei de Van Hofft, um aumento de temperatura de 4°C, produz um aumento na ordem de 200 a 300% no metabolismo normal.

veja também