Tomate do Marrocos é um poderoso hidratante

Tomate do Marrocos é um poderoso hidratante

Atualizado: Quarta-feira, 13 Fevereiro de 2008 as 12

Independentemente do tipo de pele, é preciso adotar uma rotina de cuidados para  para mantê-la livre de ressecamento. São hábitos que valem a pena, não apenas pela estética, mas também pela saúde e conforto. Pouca gente sabe, mas o tomate, por ser rico em licopeno, atua na hidratação e proteção da pele.

Estudos publicados no jornal "Nutrition and Cancer" apontam o óleo de tomate é um poderoso antioxidante natural, altamente hidratante e estimulante da elasticidade da pele. Estes benefícios só ocorrem porque o extrato concentrado de tomate é uma fonte rica em licopeno, substância que dá a cor avermelhada a alguns alimentos como, além do próprio tomate, a melancia, beterraba, pimentão, entre outros. Quando absorvido pelo organismo, o licopeno ajuda a impedir e a reparar os danos às células causados pelos radicais livres, que são produzidos durante funções normais do corpo humano, como respiração e atividade física.

Até recentemente, o tomate ocupava uma posição bem humilde em termos de propriedades nutricionais e valores funcionais. As pesquisas científicas, porém, mostraram que seus poderes e benefícios fitoterápicos são notáveis. Com baixas calorias, o tomate é uma fonte de fibras e tem propriedades anti-oxidantes. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de licopeno e os benefícios por ele proporcionados.

Os cosméticos elaborados com óleo de tomate são uma ótima alternativa para o verão. “Além de melhorar a performance do fotoprotetor, o óleo de tomate proporciona uma leve tonalidade alaranjada na formulação cosmética e até na pele", explica professor de Cosmetologia, Maurício Pupo.

Os efeitos do licopeno foram observados em um grupo de voluntários, onde 80% deles apresentaram a pele hidratada em mais de 40%, após 28 dias. "Portanto, está comprovada a eficiência do licopeno, substância duas vezes mais poderosa que o betacaroteno, que também é um pigmento natural antioxidante e que atua como anti-radical livre, anti-estresse solar e protege a pele contra a poluição", completa Pupo.

veja também