Total de famílias endividadas no país sobe para 63%, diz pesquisa

Total de famílias endividadas no país sobe para 63%, diz pesquisa

Atualizado: Quinta-feira, 18 Março de 2010 as 12

Da Agência Estado

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou no dia 17 de março a pesquisa que mostra que o nível de endividamento dos consumidores aumentou em março, chegando a 63%, na comparação com os 61,8% registrados no mês anterior.

De acordo com a entidade, o resultado deste mês mostra a manutenção da tendência de alta; em janeiro, o percentual de famílias com dívidas era de 61,2%. Os dados do levantamento são coletados em todas as capitais do país e no Distrito Federal, com 17,8 mil consumidores.

Entre os endividados, o tipo de dívida mais comum é o cartão de crédito (72,5%), seguido de carnês (27,4%), financiamento de carro (12,5%) e crédito pessoal (10,2%).

Inadimplência

A quantidade de famílias sem condições de pagar as dívidas permaneceu praticamente estável, passando de 8,6%, em fevereiro, para 8,7%, em março, patamar considerado favorável pela confederação.

Segundo os economistas da CNC, o pequeno aumento de um mês para outro após uma queda expressiva sobre o resultado de janeiro (10,2%). O dado acompanharia um "aumento do custo de vida ocorrido no início deste ano".

veja também