TPM afeta o humor e a aparência das mulheres

TPM afeta o humor e a aparência das mulheres

Atualizado: Sexta-feira, 22 Agosto de 2008 as 12

TPM afeta o humor e a aparência das mulheres

Toda mulher, ou pelo menos a maioria, passa por aqueles dias de mau humor, tristeza sem fim, irritabilidade e maior sensibilidade, aquela fase em que tudo é motivo de choro e estresse, ou seja, a famosa TPM. Um estudo feito por Elsimar Coutinho no livro "Menstruação, a sangria inútil", apontou que, em 30 a 40% das mulheres, as alterações assumem características perturbadoras ou até incapacitantes. Que esse período afeta o comportamento feminino todo mundo já sabe (maridos, namorados, colegas de trabalho e amigos que o digam), mas você sabia que a aparência também pode mudar?

Inchaço, aparecimento de acnes e aumento de celulite são os problemas mais freqüentes nessa fase pré-menstrual. E a ginecologista Rosa Neme explica o porquê. "Nesse período, há consideráveis alterações hormonais que fazem com que haja um aumento de acne e oleosidade da pele na mulher. A acne também está relacionada à elevação da progesterona e da testosterona", diz.

Quanto ao inchaço e aumento de celulite, que muitas vezes acontecem, a médica explica que estão ligados a uma maior retenção de líquidos. "A causa desta alteração é puramente hormonal, pela predominância do hormônio progesterona nesta fase do ciclo", diz.

Outra coisa que acontece e muito nesse período é o fato de as mulheres sentirem mais vontade de comer doces, principalmente chocolate, e o resultado é: uns quilinhos a mais na balança ou umas gordurinhas indesejáveis. "O fato de sentirem mais desejo de comer chocolate, por exemplo, apresenta relação com um desbalanço da produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, produzido no cérebro", garante Rosa.

Algumas mulheres ficam tão deprimidas e ansiosas na TPM que também apresentam alteração no ritmo do sono, por isso muitas delas ficam mais abatidas e com aparência de cansaço.

Se você possui todos esses sintomas ou pelo menos alguns deles na TPM, não fique desesperada, afinal essa fase é passageira, dura por volta de 10 dias. Além disso, existem alguns cuidados importantes para evitar esses problemas. A ginecologista recomenda fatores que garantam o bem-estar, como uma boa alimentação, ao menos oito horas de sono e a prática de exercícios físicos para que os efeitos sobre a aparência sejam minimizados.

veja também